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A Realidade Virtual (RV), passou de um conceito de ficção científica para um amplo mercado de dispositivos de consumo em apenas um curto espaço de anos: não é de surpreender que alguns de nós tenham um efeito chicote.
Agora que a tecnologia de RV está em todo lugar, você pode ter algumas dúvidas. Nós vamos respondê-las! Aqui está tudo o que você precisa saber sobre Realidade Virtual.
O básico da RV
A tecnologia de realidade virtual procura criar uma imagem ou ambiente tridimensional realista que um ser humano possa perceber como real e até mesmo interagir de maneira realista.
Obviamente, ainda não estamos nos níveis de realismo do holodeck, mas os consumidores têm acesso fácil aos headsets e controladores de RV.
VR em dispositivos como fones de ouvido é criado inteiramente por uma mistura de hardware e software . Isso faz com que seja diferente de AR (realidade aumentada), que usa uma sobreposição do mundo real e adiciona objetos a ele, como o Microsoft HoloLens.
VR tende a ser uma perspectiva mais difícil: em AR, há pontos fixos de referência sólidos que seus olhos podem usar para rastrear e navegar. Na RV, o ambiente completo é simulado e o realismo é mais difícil de ser alcançado.
Projetos de realidade virtual de ponta estão trabalhando com sensações táteis e até cheiros, mas no mercado consumidor a RV é tipicamente limitada à visão, audição e manipulação de objetos simples: Mas você ficaria surpreso com o que pode ser feito apenas com esses sentidos.
O fone de ouvido VR
O produto de realidade virtual mais onipresente é, sem dúvida, o fone de ouvido de realidade virtual: vimos muitas versões de marcas de tecnologia de ponta, como Google e Sony, cada uma com sua abordagem única.
Esses headsets são fáceis de dividir em categorias com base no hardware que eles são projetados para trabalhar. Os headsets maiores e mais sofisticados geralmente são projetados para funcionar com PCs que foram habilitados para executar o software de RV. Logo atrás deles estão os headsets projetados para outras máquinas, como consoles de videogame, notavelmente o PlayStation VR. Ultimamente também estamos vendo a ascensão de fones de ouvido autônomos que incluem todo o hardware necessário a bordo.
Em seguida, vêm fones de ouvido um pouco mais baratos que são projetados para funcionar com smartphones, com um slot no fone de ouvido para posicionar a tela do smartphone à distância correta dos olhos. Esses headsets são feitos para funcionar com aplicativos de realidade virtual que oferecem experiências mais simples e têm uma ampla faixa de preço entre algumas centenas de dólares e US $ 15 para o Google Cardboard.
No entanto, para entender como esses populares headsets VR funcionam, precisamos mergulhar. Aqui estão os componentes que fazem esses dispositivos funcionarem e como tudo se encaixa.
- Feeds de conteúdo: os feeds de conteúdo são fornecidos pelo hardware, normalmente o hardware de um computador, console ou telefone. Esses são os dados que compõem o mundo digital e precisam vir de algum lugar. Hoje em dia, você pode encontrar experiências de RV contidas em um único aplicativo ou jogo.
- Controles: Fones de ouvido VR muito simples permitem exploração básica e interação com alguns botões localizados no fone de ouvido (especialmente comuns em VR para crianças) . Mais avançados headsets oferecem controladores portáteis (um pouco como o Nintendo Wii). Os mais avançados oferecem controladores que imitam dispositivos reais, como as armas e espadas acima mencionadas. Eles interagem diretamente com o hardware que envia o feed.
- Exibe: A tela é onde a imagem VR é empurrada para seus globos oculares. Antigamente, dois monitores separados, um para cada olho, eram incluídos nos óculos de proteção, e essa continua sendo uma abordagem popular para os headstakes como o Oculus Rift. Mas por causa do custo extra e componentes, isso é menos comum nos dias de hoje. Muitos fones de ouvido baratos simplesmente usam a tela completa do smartphone como tela ou uma única tela OLED . Isso nos leva a…
- Lentes: muitos fones de ouvido incluem lentes que ajudam a focar seus olhos na tela, de modo que parece que você está olhando para um ambiente real. Isso é o que permite que a VR funcione em telas únicas como os smartphones. Versões mais avançadas também permitem o ajuste da lente, o que é muito importante para a fadiga ocular e o realismo.
- Campo de visão: Um campo de visão perfeito seria, obviamente, de 360 graus. Como isso não é possível em um fone de ouvido, a maioria dos criadores de fone de ouvido em RV se acomoda em torno de 100 a 120 graus, o que ajuda a melhorar a imersão.
- Taxa de quadros: quanto maior a taxa de quadros, melhor a imersão, então o objetivo aqui é freqüentemente 60 FPS a 120 FPS e hardware potente para fazer o backup. Experiências menos ambiciosas podem não se preocupar muito com a taxa de quadros, mas, se começar a desacelerar, toda a imersão será perdida e, muitas vezes, haverá dores de cabeça.
- Sensores de rastreamento: os headsets avançados precisam saber quando você movimenta a cabeça, as mãos e até o corpo, para que eles possam mover o feed de conteúdo de maneira semelhante. Por isso, os fones de ouvido também vêm com sensores de movimento no fone de ouvido – e às vezes também em hardware adicional para mapear seu espaço, como as ofertas do PlayStation VR .
- Áudio: o áudio é fornecido como parte do feed de conteúdo no próprio fone de ouvido ou como um feed separado que usa um fone de ouvido adicional que você precisa usar.