Se há uma desvantagem para computadores poderosos, é que eles são grandes demais. Por sorte, isso está prestes a mudar. A IBM está trabalhando nesse desafio e tudo indica que já conseguiu.
19 de março é o primeiro dia do evento IBM Think 2018, a conferência emblemática da empresa, onde será revelado o que afirma ser o menor computador do mundo. Eles não estão brincando: é literalmente menor do que um grão de sal.
Mas não deixe o tamanho enganá-lo: este pequenino tem o poder de um computador dos anos 90. Mas esse é o primeiro de uma evolução em andamento, que caminha para nossos tempos atuais.
O computador custará menos de dez centavos para fabricação, e também irá embalar “várias centenas de milhares de transistores”, de acordo com a empresa. Isso permitirá “monitorar, analisar, comunicar e até mesmo atuar em dados”.
E para alegria dos fanáticos por bitcoin: funciona com blockchain. Especificamente, este computador será uma fonte de dados para aplicativos de cadeias de blocos. Pretende-se ajudar a rastrear o envio de mercadorias e detectar roubos e fraudes. Também pode fazer tarefas básicas de Inteligência Artificial, como a classificação dos dados que é fornecido.
Segundo a IBM, este é apenas o começo. “Nos próximos cinco anos, as âncoras criptográficas – como pontos de tinta ou pequenos computadores menores que um grão de sal – serão incorporadas em objetos e dispositivos do cotidiano”, diz o chefe de pesquisa da IBM, Arvind Krishna. Se ele estiver correto, veremos muito mais esses pequenos sistemas em objetos e dispositivos nos próximos anos.
Ainda não está claro quando esta coisa será lançada – pesquisadores da IBM estão atualmente testando seu primeiro protótipo. Mas uma coisa é certa: o futuro está aqui. Você pode precisar de um microscópio para vê-lo.