Depois da Carteira de Habilitação, da Carteira de Trabalho e do Título de Eleitor, agora será possível emitir o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) digital.
Mês passado o Governo liberou a CNH digital. E a tendência dos documentos utilizados todos os dias pelos brasileiros (ou parte deles, ao menos) vem ganhando versões digitais.
O CRLVe, como será chamado, poderá substituir o documento físico e será, como a CNH, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Ainda não há muitos detalhes sobre como funcionará o aplicativo — o primeiro protótipo dele deverá ser apresentado em breve —, mas já se sabe que os Detrans de todos os estados e do Distrito Federal deverão estar prontos para a nova tecnologia até 31 de dezembro de 2018.
Assim como acontece com o atual documento de licenciamento, de papel, a emissão da sua versão digital também só será liberada após a quitação de todos os débitos relacionados ao veículo, como multas e tributos.
Uma vez recebido, o documento eletrônico — que é de porte obrigatório — terá o mesmo valor legal do modelo de papel, e agentes da lei poderão utilizá-lo para checar as informações do veículo.