Os incêndios provocados por fortes ventos do deserto continuam fortes pelo sul da Califórnia, destruindo centenas de edifícios e forçando 120 mil pessoas a fugir de suas casa.
Um vídeo chocou o mundo ao ser veiculado pela ABC News, uma emissora de TV dos EUA. As cenas mostram o que parece o inferno em chamas. A cena foi filmada de uma estrada nas proximidades de Los Angeles, onde o incêndio devastou montanhas e bairros habitacionais.
Donald Trump aprovou o pedido da Califórnia de uma declaração de emergência nesta sexta-feira, acelerando a ajuda federal para bombeiros e comunidades que estão lutando contra múltiplos conflitos com frotas de aeronaves, motores de incêndio e mangueiras de jardim.
O incêndio alcançou 180 quilômetros quadrados (466 km2) e destruiu 430 edifícios desde que surgiu na segunda-feira.
Bombeiros disseram que o trabalho para apagar as chamas poderia durar mais algumas semanas devido à velocidade com que o vento está fazendo com que se espalhem, aumentando a perspectiva altamente incomum de um natal de incêndios florestais na Califórnia.
Em Sylmar, nas margens do norte de Los Angeles, Patricia Padilla, que mora com a família em uma fazenda de cavalos, disse que foi despertada pelas chamas do incêndio e que teve que fugir rapidamente de casa.
“Tudo o que eu poderia pensar era os cavalos, os cavalos, os cavalos. As estruturas podem ser reconstruídas, mas a vida dos cavalos não pode … Esse é o meu maior desgosto”. A família de Patricia perdeu 29 cavalos.