Índice
Com a crise do mercado imobiliário e inadimplência nos bancos, o leilão online surge como uma saída para os devedores e oportunidade para investidores.
Com a crise e o desemprego, o atraso no pagamento das prestações da casa própria tem aumentado. A partir da terceira parcela em atraso, os bancos já podem emitir uma notificação para retomar o imóvel financiado.
A Caixa Econômica Federal é responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário no Brasil. No ano passado, o número de imóveis retomados subiu 80%.
Em um leilão em São Paulo, realizado em um hotel, 335 imóveis vão a leilão. São casas e apartamentos retomados pela Caixa porque os donos não conseguiram pagar as prestações do financiamento.
“Por conta do grande índice de inadimplência do mercado, a gente tem bastante oferta, mas a compra vem reduzindo porque as pessoas não têm dinheiro pra investir no momento. Esse é o momento do investidor, quem tem o dinheiro pra investir nos imóveis”, afirma a leiloeira Tatiana Hisa Sato.
Cosme de Oliveira conseguiu comprar um imóvel nesse leilão, uma casa de 100 metros quadrados em Cotia, na Grande São Paulo. O lance inicial foi de R$ 56 mil e a compra foi fechada em R$ 114 mil: “Teve uma certa disputa, mas consegui comprar por um preço bom, bem abaixo do preço de mercado. Tô comprando como investimento pra alugar, quem sabe mais pra frente morar”.
O problema enfrentado por uns se torna oportunidade de negócio para outros, hoje é possível leiloar um imóvel, carro e até móveis e eletrodomésticos.
Leilões Online em Brasília
Em Brasília, um dos destaques é o Parque do Leilões, localizado no Guará II e conta com ofertas online e presencial. O Parque dos Leilões realiza leilões públicos oficiais e tem capacidade em comercializar bens móveis (patrimônios de empresas públicas e privadas e desapropriações judiciais), bens imóveis (imóveis alienados de financiamentos inadimplentes e oriundos da iniciativa privada, pública ou de particulares) e veículos (oriundos da iniciativa privada, pública e do sistema financeiro).
Com o crescente número de inadimplentes, os bancos buscam a solução nos leilões online. Sites como Mult Leilões, Brasília Leilões e Capital Leilões também entram na jogada.