Qual será a próxima rede social? Facebook está com os dias contados?

0

Em 2014 a internet parou com a chegada do Orkut. 10 anos depois a rede social foi desativada. O Facebook foi lançado no mesmo ano, mas permanecerá vivo por quanto tempo?


Lembra quando um amigo seu comentou sobre uma nova rede social que só era possível entrar se tivesse um convite de alguém que já fazia parte? Foi assim que começou a estratégia de marketing do Orkut, onde não era possível simplesmente se cadastrar, era preciso ser convidado.

Após alguns anos o formato mudou e a rede social permitiu que novos usuários se cadastrassem sem convites. A medida que a rede crescia, a sociedade navegava em um novo ambiente na internet, onde o foco era relacionamento com outras pessoas, conhecidas ou não.

Era uma novidade para a época e uma nova cultura onde era possível saber o que os seus amigos gostavam, que filmes haviam assistidos, suas séries e programas de TV favoritos, quais comunidades frequentavam, e assim o Orkut se tornou um livro aberto para se conhecer qualquer pessoa que compartilhasse suas informações e gostos na rede.

Com a chegada do Facebook, o Orkut foi perdendo seu valor, no início os mais jovens e descolados começaram a abandonar o Orkut e migraram sem volta para o Facebook. Mas por que houve essa onda? Seria uma prática comum de substituir o velho pelo novo? Claro, ninguém gosta de coisa velha, com exceção dos nostálgicos.

Veja por exemplo os usuários de iPhone, todo ano a Apple prepara um grande evento para lançar seu mais novo modelo de aparelho com milhares de novidades. Todos ficam loucos para substituir o quanto antes seu iPhone e enfrentam filas de espera antes do lançamento.

O mesmo ocorre com as redes sociais, quando surge algo inovador e que desperte a atenção da massa, corremos para saber do que se trata. Felizmente o Facebook identificou essa fraqueza e evitou que o mesmo acontecesse com a sua plataforma, que foi se inovando a cada dia, tornando a rede social mais atraente e familiar para seus usuários.

Desde lançamento de aplicativos de troca de mensagens como o Messenger, criação de fan pages, diversidade de conteúdos como foto, vídeos, gifs e até vídeos ao vivo, o Facebook foi se adaptando às novas tendências tecnológicas para manter seu público fidelizado e interessado em permanecer na rede.

Não me surpreenderia se um dia surgir uma nova plataforma de relacionamento social para desbancar o Facebook, o mercado se inova a todo momento, novas mídias digitais são apresentadas diariamente, e por que não uma nova rede social? Afinal, adoramos substituir o velho pelo novo.

Notícia anteriorEspecialista em marketing digital explica por que é importante investir em mobile
Próxima notíciaJovens não sabem o que fazer sem seus smartphones