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A primeira lei estadual de Utah, nos EUA, pode levar outros estados e até países a seguir.
Utah se torna o primeiro estado a ter leis nos livros para regular o uso das mídias sociais por crianças. Mas os novos projetos de lei, sancionados pelo governador Spencer J. Cox na semana passada, podem ter um impacto limitado sobre os profissionais de marketing, uma vez que o direcionamento de anúncios para crianças entre 13 e 17 anos já é limitado.
Utah HB 311 e SB 152 devem entrar em vigor em 1º de março de 2024. A primeira exige que as plataformas de mídia social verifiquem a idade do usuário. Menores de 18 anos terão toque de recolher imposto e precisarão do consentimento dos pais ou responsáveis para acessar suas contas entre 22h30 e 6h30. Enquanto isso, as plataformas de mídia social não podem coletar dados de crianças ou exibir anúncios direcionados a elas.
A segunda lei exige que os gigantes da mídia social garantam que suas plataformas não sejam projetadas para causar dependência a menores, que terão a capacidade de processar as plataformas se acreditarem que se tornaram viciados ou prejudicados pela plataforma.
As empresas de mídia social podem optar por isolar Utah, disse Gary Kibel, advogado de privacidade e segurança de dados de Davis e Gilbert.
Excesso de regulamentação?
A Associação de Anunciantes Nacionais (ANA) teme que a segunda lei de Utah reduza indevidamente os direitos da Primeira Emenda tanto dos jovens de acessar informações baseadas em publicidade quanto das empresas de compartilhá-las.
A resposta não é abstinência ou percepção plena dos pais.Larissa May, fundadora, #HalfTheStory
“A lei limita a capacidade dos adolescentes mais velhos de obter as informações de que precisam, incluindo informações baseadas em anúncios sobre faculdades, programas de comércio, recrutamento militar, oportunidades de emprego e apartamentos”, disse Chris Oswald, vice-presidente executivo e chefe de direito, ética e relações governamentais na ANA.
A disposição de restrição de idade da lei também criará inconveniências e preocupações com a privacidade dos residentes do estado de todas as idades. Os adultos terão que preencher formulários para provar sua idade antes de usar sites e serviços populares, enquanto as empresas podem se sentir obrigadas a coletar e manter novos bancos de dados sobre adultos e menores por motivos de conformidade.
De acordo com Larissa May, fundadora da organização sem fins lucrativos #HalfTheStory, as leis de Utah não são equitativas e não consideram crianças que vivem em ambientes inseguros.
“O bem-estar digital é um espectro, e a resposta não é abstinência ou percepção plena dos pais”, disse May à Adweek. “Pense assim: você gostaria que seus pais tivessem uma câmera de vídeo com você e acesso total à sua vida quando adolescente? É basicamente isso.”
O caminho para uma lei federal?
A lei de Utah foi aprovada no mesmo dia em que o CEO da TikTok compareceu perante o Congresso para testemunhar sobre as preocupações de segurança em torno do aplicativo, desde impactos na saúde mental até questões de segurança nacional. O TikTok é propriedade integral da empresa chinesa ByteDance.
As empresas de mídia social já são obrigadas a cumprir a lei federal COPPA que protege crianças menores de 13 anos. Mas brechas levaram anunciantes a coletar dados de crianças sem saber . A Califórnia também aprovou uma lei semelhante que aumenta as configurações de privacidade para menores e proíbe a coleta de dados de localização desses usuários por empresas de mídia social.
A ANA incentiva os legisladores a examinar padrões mais sutis que reconheçam a diferença entre uma criança de 7 anos e uma de 17 anos para proteger as crianças mais novas sem negar aos adolescentes mais velhos o acesso a conteúdo baseado em anúncios e informações disponíveis para eles online.