Google CALM: conheça o rival do ChatGPT criado pela big tech

0

Ferramenta de inteligência artificial do Google promete gerar textos de forma ágil e eficiente.


ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial da OpenAI, virou uma grande febre ao oferecer um ótimo desempenho em várias funções diferentes – como responder perguntas, resolver equações matemáticas, traduzir idiomas (veja mais aqui). E ele continua deixando as pessoas impressionadas.

Esse avanço repentino da tecnologia está sendo um motivo de preocupação aos concorrentes – inclusive ao Google, que acabou ficando para trás na corrida de lançamento de chatbots sofisticados. De acordo com a CNBC, alguns funcionários da big tech estão com medo e até consideram a estreia do chatbot da OpenAI como uma “oportunidade perdida”.

Mas em resposta a esse incômodo, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, o o chefe da divisão de Inteligência Artificial da empresa, Jeff Dean, disseram que o Google já possui recursos semelhantes, e que só não foram lançados ainda porque as pessoas precisam confiar 100% nas respostas que recebem.

CALM: O CHATBOT DO GOOGLE

O Google tem sim um projeto de chatbot para shamar de seu. O modelo de inteligência artificial desenvolvido pelo Google recebeu o nome CALM, uma sigla para Confident Adaptive Language Modeling (ou Modelagem de Linguagem Adaptativa por Confiança). Ele foi feito em parceria com o MIT e apresentado na conferência NeurIPS 2022.

A grande promessa do Google CALM é gerar textos de forma ágil e eficiente através de uma tecnologia que economiza processamento. 

Como assim? As principais inteligências artificiais de linguagem utilizam a mesma quantidade de energia de processamento em todas as previsões de palavras – o que é desnecessário. De acordo com a big tech:

 

 “Ao escrever uma frase, algumas continuações são triviais, enquanto outras exigem mais esforço”

COMO FUNCIONA O GOOGLE CALM

O Google CALM ainda não está disponível para o público em geral – ao contrário do ChatGPT da OpenAI. Por enquanto, a empresa tem usado o modelo em testes internos para melhorias nos processos de previsão de busca.

A empresa diz que não terá pressa em colocar o CALM no mundo, até que todas as informações oferecidas sejam confiáveis.

OS RISCOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O GOOGLE

Segundo a CNBC, em uma sessão de perguntas e respostas interna, Jeff Dean disse que a big tech ainda não pretende lançar seu concorrente do ChatGPT pois a empresa precisa “tomar decisões mais conservadoras do que uma pequena startup”.

Uma das preocupações do Google? Hoje, ferramentas como o ChatGPT são capazes de dar respostas mentirosas que parecem convincentes, além de transmitir instruções danosas, segundo avaliação da própria OpenAI.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, inclusive já afirmou em um post que “o ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente em algumas coisas a ponto de criar a impressão enganosa de grandeza. É um erro depender dele para qualquer coisa importante agora. É uma prévia do progresso; nós temos muito trabalho a fazer em termos de robustez e veracidade”

POR QUE IMPORTA?

A inteligência artificial está ganhando escala, e por ter como objetivo facilitar a vida das pessoas, já se tornou “caminho sem volta”.  Se eu fosse você, aproveitaria esse hype e investiria em trazer essa tecnologia para os negócios…

Notícia anteriorBiólogo de Brasília recorre às redes sociais para custear viagem à Espanha
Próxima notíciaPix passa de 100 milhões de transações em um dia e bate recorde