A Ceilândia se tornou a primeira região administrativa do Distrito Federal a contar com o projeto da Praça da Ciência.
O equipamento público e gratuito, localizado na QNN 13, consiste num parque com seis brinquedos que funcionam a partir dos princípios das ciências naturais, unindo ludicidade e aprendizado.
A iniciativa surgiu de um convênio entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti).
“Essa é uma parceria muito importante porque está viabilizando uma praça que aproxima o jovem da Ciência e a Tecnologia, em especial as crianças e os jovens, para a promoção do acesso e apropriação do conhecimento científico-tecnológico, criando uma linguagem acessível, estimulando a curiosidade e motivando a popularização da ciência de maneira lúdica e interativa”, explicou o diretor de Promoção e Difusão da Ciência do Ministério da Tecnologia, Ciência e Inovações, Daniel Lavouras.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Elísio Luz, contou que esse é o início de uma parceria que deve dar mais frutos. “A parceria foi firmada no início do ano; o ministério tem como objetivo distribuir a Praça da Ciência, e essa é a primeira em Brasília. A gente também deve participar do edital para buscar outras praças para Brasília”, anunciou.
Para a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copceski, esse é um sonho que se torna realidade . “É um sonho que se torna realidade. Nosso objetivo com a Praça da Ciência é criar um ambiente didático-pedagógico com a capacidade de percorrer muitas áreas do conhecimento humano, preenchendo lacunas da formação tradicional e, sobretudo, divertindo e inspirando jovens e adultos”.
Ocupação do espaço
A Praça da Ciência fica no terreno onde está a Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, próximo a uma creche pública, ao espaço cultural da cidade, a uma quadra de esportes e à Estação Ceilândia Norte, do Metrô. É mais um equipamento público disponível nesse espaço.