Toda marca é capaz de trazer textura, sensações, sentimentos e intensidade em seu posicionamento com os cinco sentidos.
Não as buscamos somente pelo seu serviço ou produto oferecido. Precisamos criar percepção sensorial na mente dos clientes com o objetivo de criar conexão emocional.
De acordo com pesquisas, quando utilizamos mais de três sentidos na marca conseguimos aumentar em mais de 70% o impacto dela no mercado.
Quando utilizamos o posicionamento de marca sensorial como estratégia, trabalhamos a imagem construída traduzida aos cinco sentidos, se a sua marca fosse um cheiro, qual seria? Qual é o gosto dela? Qual é o som? Qual é a textura transmitida pelo tato? Qual imagem a representa?
O maior desafio no posicionamento de marca sensorial é garantir que os clientes tenham as experiências sensoriais corretas. Não é sobre ativar o sentido, e sim saber utilizá-lo a seu favor na gestão estratégica da marca.
É um esforço contínuo para posicionar-se de forma assertiva no mercado, criar relacionamento com cliente e despertar memórias afetivas nele sem criar ruídos na comunicação sensorial.
Utilizamos estratégias para criar conexão entre a identidade de marca e a sua imagem sensorial. Trazendo para a comunicação sensorial a essência, personalidade e posicionamento da marca de forma consistente. Para o mercado reconhecê-la de forma memorável e assertiva.
Como trazer os cinco sentidos para o posicionamento sensorial?
Construa seu mapa de identidade sensorial, com seu posicionamento de marca e a representação de cada sentido e experiência sensorial da marca.
Qual é o posicionamento sensorial que você deseja passar com o seu negócio?
Por Carolina Vivaldini.
Carolina Vivaldini é Estrategista de marca, com 12 anos de experiência no mercado de comunicação. Desenvolveu projetos de marketing, planejamento estratégico de comunicação, branding e experiência de marca. Atualmente, trabalha com branding e experiência de marca sensorial.