Google lança IA capaz de gerar qualquer imagem a partir de textos

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Robôs criando imagens? Parece coisa de filme, mas é só o mais novo serviço do Google que utiliza uma inteligência artificial (IA) para gerar qualquer imagem a partir de um texto.


 

A tecnologia pode misturar diversos estilos, seja pinturas a óleo, fotografias e renderizações CGI.

Denominado como Imagen, o novo serviço da gigante da tecnologia já se tornou o pioneiro no campo de criação de imagens devido a qualidade em que o produto é exibido. Até então, quem liderava este mercado era o DALL-E, um programa do laboratório OpenAI.

Porém, é importante ressaltar que o serviço não foi disponibilizado para o público e que as impressionantes imagens criadas a partir de IA não saem perfeitas todas as vezes. Imagens geradas por modelos de texto podem aparecer inacabadas ou borradas, problemas comuns da tecnologia que também foram encontrados no concorrente DALL-E.

Os resultados apresentados pelo Google mostram as melhores imagens criadas a partir de texto, ou seja, foram feitos alguns filtros antes da divulgação.

Limitação do produto com imagens em IA

Além de gerar figuras imperfeitas, o produto de imagens a partir de IA também não foi lançado ao público devido os problemas legais que ele pode gerar. Embora a maior parte das pessoas utilize a criatividade para o bem, é possível que alguns apliquem o sistema na criação de notícias falsas, por exemplo. O próprio Google aponta que a ferramenta pode codificar preconceitos sociais, isso porque ele analisa grandes quantidades de dados e eles se baseiam em padrões para aprender e replicar.

O programa “codifica vários preconceitos e estereótipos sociais, incluindo um viés geral para gerar imagens de pessoas com tons de pele mais claros e uma tendência para imagens retratando diferentes profissões para se alinhar com os estereótipos de gênero ocidentais”.

Este problema também pode ser encontrado no DALL-E, por exemplo, um dos motivos que não permitiu que a ferramenta fosse disponibilizada ao público. Mas ambas empresas apontam a utilização de filtros que tentam impedir a criação de imagens racistas, violentas e pornográficas.

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