Android vem perdendo espaço no mercado enquanto iOS cresce, revela relatório

0

O fracasso do Windows Phone e a impopularidade de sistemas operacionais alternativos polarizaram o mercado global de smartphones em duas únicas alternativas viáveis: Android ou iOS.


 

Esses softwares lideram a participação de mercado e estão presentes na maioria dos smartphones comercializados tanto no Brasil quanto em outros países, especialmente o Android por ser usado como base para o desenvolvimento de diversas interfaces customizadas criadas por marcas como Samsung, Xiaomi e… não, a Huawei não vem em seguida.

De acordo com um relatório emitido pela Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado, no terceiro trimestre de 2018 o sistema do Google ocupava a primeira posição com participação de 77,32% no setor, número que caiu para 69,74% em janeiro deste ano e tende a se estabilizar nos próximos meses.

Enquanto o Android apresentava declínio, a Apple conseguiu aumentar a presença do iOS contrastando diretamente com os resultados alcançados pelo concorrente, isto é, enquanto um software caía o outro crescia — afirmação que pode ser observada no gráfico progressivo que avalia o período entre julho de 2018 e janeiro de 2022.

Domínio de mercado nos últimos quatro anos. (Imagem: Reprodução).

Ainda que a Apple esteja longe de se aproximar do Google, nos últimos o iOS conseguiu expandir seu domínio de 19,4% para 25,4% em quatro anos, aumento de 6% que sugere a adoção dos consumidores aos smartphones da maçã ao invés de alternativas Android de mesma categoria.

Por ora não há informações sobre o primeiro trimestre deste ano, mas os índices de janeiro revelam uma redução em ambos os sistemas, embora a baixa da Apple seja mais acentuada e evidente.’

Notícia anteriorWhatsApp: Veja como visualizar o número bloqueado no aplicativo
Próxima notíciaGoogle remove apps que gravam ligações da Play Store