Google remove apps que gravam ligações da Play Store

0

A partir de 11 de maio, apps cuja função seja gravar ligações não serão mais permitidos na Google Play Store.


 

Uma nova política anunciada pelo Google restringe o uso de APIs voltadas para acessibilidade, que por vezes eram utilizadas como alternativa para habilitar a gravação de conversas por voz.

Aplicativos nativos ou desenvolvidos pelo Google com a função de gravação não serão restringidos de nenhuma forma após a implementação da nova política. O problema, conforme explicou o líder de operações de conteúdo do Google, Moun Choi, era a possibilidade de gravar conversas sem a devida autorização da outra pessoa da chamada, já que a adoção da API de acessibilidade permitia total discrição.

“Se o aplicativo é o discador padrão no telefone e também é nativo, o recurso de acessibilidade não é necessário para obter acesso ao fluxo de áudio recebido. Portanto, não violaria a nova regra. Como este é um esclarecimento de uma política existente, a nova regra entrará em vigor para os demais aplicativos a partir de 11 de maio”, explicou o executivo.

Sendo assim, se o seu aplicativo de discagem padrão oferece a ferramenta de gravação de chamadas, fique tranquilo: ele não vai perder essa função. Porém, se o registro acontece por um app que você baixou na Play Store, possivelmente ele ficará indisponível a partir da data limite.

Ruim para o consumidor

No Reddit, usuários criticam a decisão arbitrária do Google em limitar a gravação de chamadas somente aos apps próprios. “Acho que a abordagem de proibição total em nome da privacidade do usuário não é boa para o consumidor. A gravação de chamadas é uma necessidade válida para muitas pessoas e empresas”, disse um usuário em post.

O Android permite o sideloading — isto é, instalação de aplicativos fora da loja do Google —, então não será impossível baixar e instalar aplicativos de gravação no celular. Contudo, isso expõe o usuários a riscos de um download de fontes externas, principalmente quando a restrição da loja é conhecida por criminosos.

Uma solução interessante, mas ausente desde o Android 11, era o aviso sonoro de início de gravação. Na mesma publicação do Reddit, o usuário relembra que o Android 11 experimental emitia um “beep” assim que a ligação começava a ser gravada, mas o recurso não foi mantido na versão final do SO.

Notícia anteriorAndroid vem perdendo espaço no mercado enquanto iOS cresce, revela relatório
Próxima notíciaMicrosoft? Novas pistas sobre possíveis compradores da Ubisoft surgem na internet.