Uma década depois e mais de 80 bilhões de fotos tiradas desde o lançamento do programa Street View da Google, a empresa está agora reformando seus veículos de mapeamento.
Com novos sistemas de câmeras e Inteligência Artificial, o Google pretende capturar imagens ainda melhores de praticamente todos os espaços publicamente acessíveis do planeta.
Um benefício óbvio do novo sistema, que inclui oito novas câmeras e foi lançado no mês passado, é imagens mais bonitas no Street View com detalhes mais nítidos e cores mais vibrantes.
Mas o vice-presidente dos mapas, Jen Fitzpatrick, disse à Wired que também ajudará a melhorar a indexação e, assim, permitir que o Google responda consultas mais difíceis que seus usuários lançam no mecanismo de pesquisa, como: “Qual é o nome da loja rosa ao lado da igreja na esquina?”.
A Inteligência Artificial também pode ajudar com coisas como adicionar corretamente os endereços às listas das empresas no Google Maps. Logo, o sistema também poderá coletar mais informações como horário de funcionamento.
E, eventualmente, o Street View poderia ajudar a Waymo – a empresa de tecnologia de veículos auto-dirigida que se desligou do Google – para aumentar suas capacidades de navegação.
Um desafio que esses aprimoramentos não serão capazes de enfrentar é conseguir que os governos de todo o mundo permitam capturar, usar e exibir imagens do Street View.
Enquanto o Google já implantou seus sistemas em 85 países, não é permitido disponibilizar publicamente o seu conteúdo a partir de todos eles.
A peça em profundidade que explora os avanços de mapeamento do Google, também analisa os problemas de problemas e serviços de concorrência.