Elon Musk sinalizou planos para escalar a Tesla ao “extremo” enquanto provocava o lançamento do “Master Plan Part 3” da Tesla no Twitter um dia antes de abrir a primeira fábrica europeia da montadora.
Na segunda-feira, Musk revelou no Twitter os temas que dominarão a próxima parte do manual de longo prazo da Tesla: inteligência artificial e dimensionamento das operações da montadora.
“Os principais assuntos da Tesla serão dimensionados para um tamanho extremo, o que é necessário para afastar a humanidade dos combustíveis fósseis e da IA”, twittou Musk . “Mas também incluirei seções sobre SpaceX, Tesla e The Boring Company.”
O plano pode detalhar como é o “tamanho extremo” para a Tesla e delinear a estratégia da montadora para dimensionar sua fabricação e cadeia de suprimentos em meio a uma pandemia global e à crise da cadeia de suprimentos.
A Tesla está programada para abrir sua primeira fábrica na Europa na terça-feira. A fábrica de US$ 5 bilhões em Berlim está programada para produzir mais de meio milhão de veículos elétricos anualmente em uma tentativa de competir com a Volkswagen – a maior montadora da Europa – e seu investimento de US$ 100 bilhões em veículos elétricos.
Na semana passada, a Tesla desativou sua Gigafactory 24 horas por dia por dois dias em meio a um aumento nos casos Omicron da China e restrições na cadeia de suprimentos. Essa fábrica produz cerca de 2.000 veículos por dia e exporta um número significativo de veículos Modelo 3 e Modelo Y para a Europa.
As duas primeiras partes do “Plano Diretor” provaram ser um roteiro preciso para o desenvolvimento de produtos e tecnologia da empresa; a primeira parte, um post de blog de 2006 intitulado “The Secret Tesla Motors Master Plan (apenas entre você e eu)”, delineou a prova de conceito da Tesla.
Uma década depois, a atualização do Plano Diretor de Musk, “Part Deux”, discutiu planos para desenvolver armazenamento de bateria e lançar novos modelos, incluindo uma picape elétrica a bateria e um SUV. Agora que a empresa está chegando ao final da segunda parte, Musk foi ao Twitter para começar a provocar o próximo capítulo de Tesla.
Esta também é a primeira vez que os Planos Diretores se concentrarão em empresas separadas de Musk, alimentando especulações de que ele pode pretender criar uma empresa guarda-chuva para manter todas as suas empresas sob o mesmo teto. No entanto, a referência do tweet à SpaceX e à The Boring Company também pode aludir a futuras colaborações entre as empresas.