O Facebook está finalmente buscando investir no grande negócio de aquisição de US $ 22 bilhões da WhatsApp.
O serviço de mensagens de propriedade do Facebook está planejando iniciar empresas de faturamento para recursos recentemente introduzidos que ajudem a reduzir o fosso entre empresas e consumidores, disse o COO Matt Idema do WhatsApp à Fox Business.
“Queremos colocar uma base básica no lugar para permitir que as pessoas façam negócios de mensagens e para obter as respostas que eles querem”, disse Idema. “Nós pretendemos cobrar empresas no futuro”.
Ao contrário do Messenger, que depende da receita de publicidade, o modelo de monetização da WhatsApp envolverá recursos de comunicação simplificados para fazer consultas de clientes e enviar atualizações para seguidores.
Para ajudar os usuários a distinguir as empresas e os indivíduos, a empresa também está implantando crachás de verificação dedicados.
Ainda assim, vale a pena notar que o Facebook não exclui inteiramente a possibilidade do WhatsApp poderia um dia exibir anúncios.
O bom é que, para entrar em contato com os clientes, as empresas terão que receber uma aprovação do usuário. Um porta-voz da empresa já explicou que o recurso funcionará com base em opt-in.
Companhias na Europa, Brasil, Índia e Indonésia já estão testando os recursos, de acordo com relatórios. Um dos primeiros gigantes para testar a nova função é a KLM Royal Dutch Airlines.
Este desenvolvimento acrescenta mais credibilidade aos relatórios anteriores, sugerindo que o Facebook olhou silenciosamente para monetizar o WhatsApp depois que ele aboliu sua taxa de inscrição de US $ 0,99, quando adquiriu o serviço de mensagens em 2014 pela primeira vez.
Mais detalhes sobre os recursos pagos seguirão em uma próxima postagem no site, prevista para chegar na próxima terça-feira.