Samsung se pronuncia oficialmente sobre polêmica de desempenho em seus celulares

0

Nos últimos dias, a Samsung se envolveu em um grande escândalo quando foi descoberto que a empresa vem manipulando o desempenho de alguns celulares da linha Galaxy S.


 

Através da ferramenta Game Optimizing Service (GOS), que resultou na remoção dos resultados dos modelos em questão do Geekbench, um dos maiores sites no que se refere a testes de desempenho dos celulares.

Embora a empresa tenha anunciado que iria disponibilizar uma opção em que o usuário pode escolher como priorizar o desempenho de seu smartphone, a gigante sul-coreana liberou esta semana um novo comunicado onde explica detalhadamente o que é o GOS e como eles pretendem aplicar a nova política de otimização.

Segundo a empresa, o GOS visa controlar a temperatura do celular quando está executando aplicativos muito pesados. Por esse motivo, alguns apps apresentam desempenho menor quando o serviço entra em funcionamento.

Ao falar sobre as ferramentas de benchmark, a empresa explica que o os aplicativos de teste de performance não se enquadram nos aplicativos cobertos pelo GOS e por esse motivo não têm suas performances afetadas pelo recurso.

A empresa também revela que a nova política de otimização irá destravar o limite de escala de clock da GPU e CPU, além de aumentar o controle de temperatura do celular e resultando em uma melhoria de cerca de 10 quadros. Além disso, para implementar a nova otimização, eles também realizarão melhorias no algoritmo de controle de temperatura dos aparelhos para garantir a segurança dos usuários.

Por fim, a empresa também revela que garantirá os protocolos de reparos gratuitos mesmos com as mudanças de política. Caso um aparelho apresente problemas de superaquecimento após a atualização, os usuários ainda estarão cobertos pelo reparo em garantia.

Samsung deve liberar opção para priorizar desempenho após reclamação dos usuários

Após ser acusada de cortar o desempenho dos seus próprios smartphones, a Samsung divulgou um comunicado onde afirma que em breve deve corrigir o problema. De acordo com a marca sul-coreana, a solução é disponibilizar uma opção para que o usuário escolha priorizar o desempenho do aparelho.

A Samsung deve seguir a mesma atitude da Apple e permitir que o usuário ative ou desative o app Game Optimization Service nas configurações.

A Samsung também comentou que o GOS foi desenvolvido para otimizar o desempenho da CPU e GPU durante uma longa jogatina, uma vez que a empresa se preocupa com problemas de superaquecimento.

Mesmo assim, a nova opção para priorizar o desempenho ficará disponível para todos os usuários dentro do Game Launcher.

Gostaríamos de informá-lo que estamos trabalhando continuamente para expandir as opções do usuário e fornecer desempenho ideal coletando opiniões dos clientes. O GOS (Game Optimizing Service) da série Samsung Galaxy S22 é pré-carregado com nosso aplicativo que otimiza o desempenho da CPU e da GPU para evitar calor excessivo durante jogatinas mais longas. Para atender às necessidades de vários clientes, planejamos implementar uma atualização que forneça uma opção de prioridade ao desempenho no aplicativo de jogos o mais rápido possível. Continuaremos a ouvir as opiniões dos consumidores e a fazer o nosso melhor para a satisfação do cliente e a proteção do consumidor.

Samsung é acusada de cortar o desempenho de apps em seus smartphones

Segundo informações divulgadas nesta semana, a Samsung pode estar limitando o desempenho de muitos aplicativos em smartphones Galaxy como forma de poupar a bateria. A descoberta foi publicada pelo pessoal do AndroidAuthority.

Ao que tudo indica, o grande responsável por essa limitação é o aplicativo Game Optimization Service. Apesar de ser desenvolvido com a premissa de melhorar o desempenho dos smartphones em jogos, ele está agindo para “matar” o processo de qualquer outro app instalado.

Os usuários do fórum de tecnologia coreano Meeco publicaram uma lista de aplicativos afetados pela limitação de desempenho. A lista traz 10.000 aplicativos populares, incluindo Instagram, TikTok, Netflix, Microsoft Office, Google Keep, Spotify, Snapchat, YouTube Music e muito mais. Aplicativos próprios da Samsung, como Samsung Pay, Secure Folder, Bixby e outros também estão na lista.

Curioso, um youtuber coreano resolveu testar essa limitação de desempenho. Ele pegou um aplicativo que não é afetado pelo corte – 3DMark – e resolveu mudar o seu pacote para o nome de Genshin Impact, uma vez que esse último está na lista de prejudicados.

Como resultado, a versão original teve uma pontuação de 2618, enquanto que a versão modificada ficou com apenas 1141. Em outras palavras, a queda de desempenho chegou a 56%.

Por enquanto, a Samsung não comentou o assunto de forma oficial e tampouco sabemos em quais smartphones o Game Optimization Service está instalado.

Notícia anteriorApple anuncia o M1 Ultra, seu novo processador de alto desempenho para desktops
Próxima notíciaBiden assina ordem executiva dos criptoativos