App do Google que permite “falar com os olhos” agora suporta português

0

O Google lançou uma atualização para o aplicativo Look to Speak que oferece suporte a 17 idiomas adicionais, incluindo o português.


 

O programa permite que pessoas totalmente paralisadas usem apenas os olhos para se comunicar e é uma ferramenta de acessibilidade importantíssima para quem tem limitações físicas severas.

Além do português, o app também passa a ser compatível com o árabe, alemão, bengali, coreano, espanhol (Espanha e América Latina), francês, hindi, indonésio, italiano, japonês, marata, tâmil, telugu, urdu e vietnamita. Segundo o Google, graças a essas adições, mais usuários ao redor do mundo terão uma maneira de se relacionar digitalmente com seus entes queridos, amigos ou no ambiente de trabalho.

O programa é construído com base em algoritmos de aprendizado de máquina que rastreiam os movimentos dos olhos a partir de uma câmera frontal. A interface usa duas colunas com frases e palavras usadas com frequência para agilizar a comunicação: olhar para a direita ou esquerda move o cursor para o lado desejado.

Assim que a pessoa para na frase ou palavra desejada, ela é selecionada e falada em voz alta pelo dispositivo. É possível, ainda, personalizar o app com vocabulários e termos adicionais que a pessoa quiser ou ajustar a sensibilidade dos movimentos para quem ainda não domina tão bem a ferramenta.

Apoio para pessoas paralisadas

Embora não seja um substituto final para as máquinas assistivas mais avançadas, o programa pode ajudar pessoas com deficiência sem condições financeiras de pagar muitos milhares de reais nesses dispositivos. Além disso, por ter compatibilidade com celulares Android, a solução fornece uma opção mais acessível e versátil para quando a pessoa está fora de casa.

A atualização do aplicativo já está liberada gratuitamente na Google Play Store para dispositivos com Android 9 ou superior. Para quem já é usuário, basta entrar na loja e fazer o download da nova versão.

Notícia anteriorRedmi Note 11T terá carregamento de 33W; specs e preços vazaram antes do lançamento
Próxima notíciaCasa inteligente: veja 10 itens para comprar com desconto na Black Friday