O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que o país vai construir 20 novas escolas com os lucros do Bitcoin.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que o país vai construir 20 novas escolas com os lucros do Bitcoin, confirmou a conta do Twitter do secretário de imprensa da presidência.
#ChivoPets | “Cuando se hizo este proyecto no habíamos ganado tanto dinero en el FIDEBITCOIN como hemos ganado ahora. Así que hemos decidido hacer las 20 primeras Escuelas Bitcóin”: Presidente de la República, @nayibbukele. pic.twitter.com/PsQPlMcda9
— Secretaría de Prensa de la Presidencia (@SecPrensaSV) November 2, 2021
Os fundos vêm do excedente do Fundo Salvadorenho para a Adoção do Bitcoin, que atualmente está desfrutando de recordes históricos acima da marca de US $ 60.000.
O anúncio foi feito logo após o presidente Bukele realizar o ato simbólico de lançar a primeira pedra do primeiro hospital veterinário público de El Salvador. A iniciativa também se tornou realidade devido ao sucesso do investimento em Bitcoin do país.
No evento, o presidente Bukele afirmou que o hospital veterinário “nos permitirá fazer 384 consultas diárias, atender 128 emergências diárias, realizar 64 cirurgias diárias de cães e gatos, 64 consultas de cabeleireiro, 128 reabilitações e 32 radiografias”. O hospital veterinário também deve empregar 300 salvadorenhos.
Bukele tinha certeza de mencionar que o hospital veterinário e a construção e reparo da escola que estavam por vir foram todos possíveis porque a oposição à sua ousada estratégia nacional de adoção do Bitcoin foi ignorada.
A construção de 20 novas escolas “Bitcoin” se soma às 400 escolas do Programa Minha Nova Escola, relatam fontes locais.
Isso aconteceu apenas uma semana depois que o Bitcoin atingiu o ponto mais alto de quase US$ 67.000. Em 28 de outubro, o presidente Bukele confirmou via Twitter que a nação latino-americana comprou a “queda do preço do Bitcoin”, trocando dólares por Bitcoin em um momento que ele acreditava que ainda estava subvalorizado pelo mercado global.
A compra mais recente de 420 Bitcoin por El Salvador elevou sua pilha nacional para 1120 Bitcoin, valendo mais de US$ 70 milhões no momento em que este artigo foi escrito. Parece que o país não planeja obter lucros de sua pilha de Bitcoins para financiar o hospital veterinário e as novas escolas, mas continuará a usar os dólares também mantidos no fundo.
Os bitcoiners estão ansiosos para ver qual será o próximo país a adotar o Bitcoin, já que as nações são forçadas a competir ou ficar para trás. O dilema do prisioneiro teórico do jogo começou na política global, e os estados-nação que adotaram o Bitcoin primeiro estão em grande vantagem. No momento, El Salvador é o único país que mantém o Bitcoin em reserva publicamente.