O ROI da mídia social é um dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais importantes em marketing.
Freqüentemente, é expresso como uma porcentagem. Os KPIs permitem comparar e contrastar diferentes canais de marketing para determinar a eficácia e eficiência de cada canal.
Ao contrário de medidas como curtidas ou compartilhamentos, que são específicas para a mídia social, você pode comparar facilmente o ROI de todas as suas redes sociais com o de sua publicidade em mecanismo de pesquisa ou campanhas de e-mail. Isso ocorre porque a análise do seu ROI em vários canais permite que você racionalize o impacto de todos os seus esforços de marketing com uma única medição clara e concisa. Essa análise ajuda a identificar imediatamente quais redes sociais são mais lucrativas e econômicas para o seu negócio.
Como você mede o engajamento do cliente nas redes sociais?
O engajamento é frequentemente considerado uma das métricas mais valiosas para medir a geração de leads nas mídias sociais. No entanto, você precisa considerar uma série de fatores quando se trata de envolvimento do cliente. Por exemplo, você está se dirigindo ao público certo, como seu público interagirá com sua marca e o que seu público faz para se envolver com sua marca e divulgar seu conteúdo? Uma grande base de seguidores e muitas postagens de qualidade não significam nada se os usuários não estiverem genuinamente interessados no que você está oferecendo.
Para medir o engajamento, você precisa medir as reações do usuário. A realidade da mídia social moderna é que as pessoas veem muitas notícias e novos conteúdos todos os dias. Se um consumidor estiver interessado em um determinado conteúdo, ele reservará um momento para comentar ou curtir uma postagem. O envolvimento do cliente nas redes sociais é algo único. Com efeito, mostra que o usuário está interessado na publicação de sua marca em uma comunidade bem preenchida.
Medindo o envolvimento do cliente
Retweets, likes, bookmarks e tempo gasto assistindo suas histórias ou vídeos podem ser monitorados em tempo real. Para fazer isso, você precisa usar um software de análise social e ferramentas da web. Você também pode medir o envolvimento do cliente usando uma fórmula específica: envolvimento do cliente = (quantidade de interações / alcance das postagens) x 100.
Medindo o envolvimento negativo do cliente
O feedback negativo é outra forma de engajamento do cliente. Você pode saber como um cliente se sente em relação à sua empresa, mesmo com um comentário negativo. Ao reservar um tempo para se expressar, o consumidor está de certa forma mostrando que espera uma correção, o que por sua vez pode melhorar sua experiência.
Como medir o sucesso do marketing de mídia social?
Conforme afirmado acima, os KPIs auxiliam no processo de tomada de decisão da sua empresa. Existem alguns indicadores que serão discutidos abaixo. Cada indicador deve ser monitorado de acordo com os objetivos que você mesmo definiu. Para facilitar, iremos agrupá-los em quatro subcategorias.
Alcançar
A métrica de alcance permite que você saiba até onde seu conteúdo alcança em termos de público. Em outras palavras, é uma indicação do número de pessoas que viram sua publicação uma vez. No entanto, usar o alcance como uma métrica de sucesso deve ser feito com cautela. Isso ocorre porque a métrica de alcance costuma ser um valor estimado. No entanto, a vantagem disso é que permite quantificar o tamanho do seu público potencial. Por exemplo, um alcance de 10.000 significa que 10.000 pessoas verão sua publicação pelo menos uma vez no feed de notícias.
Impressões
A métrica de impressões deve ser diferenciada do alcance. Corresponde ao número de vezes que sua publicação apareceu na tela. Este conteúdo pode ser visto várias vezes pela mesma pessoa. Por exemplo, se seu alcance for 1.000 como no exemplo anterior e o número de impressões for 10.000, pode-se presumir que os usuários viram a publicação 10 vezes.
Menções
Menções são o número de vezes que seu conteúdo foi mencionado por uma pessoa ou influenciador. Esta é uma forma de alcançar mais pessoas. Ser mencionado com frequência pode significar que seu conteúdo é apreciado por sua qualidade. Por exemplo, quando uma pessoa ou influenciador menciona você em uma postagem ou compartilha seu conteúdo, eles usam o recurso @nome da pessoa. Você receberá uma notificação de que eles mencionaram você.
Comunidade
Este indicador corresponde ao seu número de assinantes. Você pode acompanhar sua evolução. Seu aumento ou diminuição deve ser observado de perto, pois está diretamente relacionado à qualidade do seu conteúdo. Este indicador também permite que você saiba mais sobre o perfil de sua comunidade (por exemplo, sexo, idade ou localização).
Para medir o alcance de suas postagens, impressões, menções e sua comunidade, você pode usar ferramentas de mídia social, como Facebook Insights, Instagram Insights e Twitter Analytics. Cada plataforma tem suas especificidades. Por exemplo, com o LinkedIn Demographics, você pode aprender mais sobre as características profissionais dos visitantes do seu site. O Facebook Insights permitirá que você conheça as horas de atividade de sua comunidade.
Existem alternativas às ferramentas integradas para conhecer os resultados de suas ações nas redes sociais. É o caso de ferramentas como Hootsuite ou CX Social, para citar apenas algumas.
Como faço para otimizar o conteúdo para marketing de mídia social?
Garantir uma presença efetiva nas redes sociais é um desafio de marketing para todas as empresas. As estatísticas globais de login mostram que os clientes em potencial estão mais online do que em outros lugares. Isso significa que as empresas precisam se envolver com o digital, que agora está no centro das estratégias de marketing.
Métodos para mídia social e otimização de sua estratégia de marketing
Embora todas as empresas agora estejam presentes nas redes sociais, nem todas têm os mesmos resultados. São necessárias informações de alto valor agregado para os internautas, mas o meio de publicação desempenha um papel igualmente importante. Mesmo ao comunicar sobre seus produtos, a abordagem deve ser projetada para despertar a curiosidade do usuário.
Ajustando sua marca ao seu público
Nas redes sociais, você deve se ajustar às sensibilidades de sua comunidade, dependendo do meio pelo qual você está se comunicando. Via de regra, textos longos não são bem-vindos. O formato preferido nas redes sociais são imagens e vídeos, o que pode explicar o crescente sucesso do TikTok e do Instagram Reels.
Quando devo postar nas redes sociais?
O tempo, a frequência e o público-alvo de cada postagem devem ser considerados cuidadosamente.
Algumas plataformas ajudam a automatizar sua comunicação nas redes sociais. A partir de uma interface, você pode controlar todas as suas páginas de mídia social, planejar e programar postagens atualizadas e analisar sua estratégia de marketing.
Uma das principais vantagens de tal ferramenta é, claro, a possibilidade de sincronizar seus posts em todas as redes sociais. Além disso, você pode acompanhar seu público em tempo real para medir e analisar o alcance de cada ação.
Comunicar-se nas redes sociais para ganhar dinheiro é um processo mais exigente e complicado do que você imagina. Ter ferramentas inovadoras à sua disposição para automatizar e profissionalizar essa comunicação só pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
Conclusão
Concluindo, ao abordar sua estratégia de mídia social, é importante que, ao considerar todos os fatores mencionados acima, eles sejam sempre considerados à luz dos KPIs de marketing de sua marca para determinar o sucesso de suas campanhas.