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Quem disse ” Toda publicidade é boa publicidade ” mentiu.
A única verdade nisso é que a publicidade negativa pode chamar a atenção para sua marca e expandir seu alcance.
No entanto, as primeiras impressões (e todas as impressões) depois disso podem durar.
Portanto, se sua marca estiver associada a traços e conceitos negativos, pode ser difícil mudar essa percepção.
Aprenda o que constitui uma associação de marca e como construir uma associação positiva.
Vários fatores influenciam a associação da marca, incluindo:
- Identidade da marca e mensagens
- Ativos da marca, como logotipo e cores
- Experiência do cliente
- Qualidade do produto e serviço
- Boca a boca
- Reputação
- Anúncios
- Presença nas redes sociais
Você perceberá que a maioria desses fatores é controlada pela própria marca, o que é uma boa notícia. Isso significa que as marcas desempenham um papel fundamental na forma como os consumidores as percebem.
Também significa que, se a associação com sua marca não for particularmente positiva, você tem potencial para mudá-la.
Exemplos de associação de marca
Aqui estão alguns exemplos comuns de associação de marcas.
Charmin – ursos, macio, papel higiênico
Google – Pesquisa, respostas, informações
Wikipedia – Informações, biografia
Anima Iris – Luxo, excelência negra
Canva – Design gráfico, fácil, modelos
Rhum Barbancourt – Qualidade, Haïti, clássico
Como você pode ver, a maioria das associações é um mix de serviços ou produtos que a empresa pode fornecer junto com certas características e conceitos. A esperança é que as associações feitas com sua marca sejam precisas e positivas.
Se você descobrir que não é, pode ser necessário realizar algumas pesquisas com os consumidores e trabalhar para criar uma mensagem mais forte sobre sua marca.
Mapa de associação de marca
Um mapa de associação de marca é uma representação visual dos atributos e conceitos associados à sua marca. Você também pode usá-lo para identificar ameaças e oportunidades, bem como como você se sai em relação aos concorrentes.
Com um mapa de associação de marca, você pode identificar rapidamente as palavras vinculadas às suas marcas e quais são as mais próximas, com base na proximidade com o círculo interno.
Por exemplo, a imagem acima mostra a Nike no centro. Isso mostra que as duas maiores associações com a marca são: “Adidas”, um concorrente, e “sapatos”.
Você tem então o termo “confortável”, que está mais intimamente associado à Nike do que a palavra “duradouro”.
Isso pode ser um ótimo começo para identificar onde sua marca está aos olhos dos consumidores e começar a fazer mudanças em sua marca e estratégia de marketing.
Se a Nike deseja que os consumidores a vejam como uma marca duradoura, em vez de uma que cria roupas e sapatos confortáveis, ela pode usar essas informações para criar mensagens em torno desse conceito, juntamente com campanhas direcionadas.
Se não estiver claro o que os consumidores associam à sua marca, faça uma pesquisa.
Primeiro, você precisará de um grupo de entrevistados que conheçam sua marca. Isso pode incluir consumidores em todas as fases da jornada do comprador, de um lead a um cliente.
Em seguida, peça aos entrevistados que forneçam os termos que associam à sua marca. Você pode obter essas respostas por meio de perguntas abertas, bem como perguntas de lista. Você pode então pedir aos entrevistados que classifiquem os termos de acordo com a proximidade de sua marca.
Como alternativa, se você já tem uma lista de atributos positivos, neutros e negativos relacionados à sua marca, você pode usá-los para elaborar suas perguntas de pesquisa e incluir seus concorrentes.
Depois de coletar, limpar e analisar seus dados, você pode produzir um mapa de associação de marca para representar visualmente suas associações.
1. Tenha uma estratégia de marca robusta.
Sua estratégia de marca é um pilar fundamental na construção de uma associação de marca positiva.
Para começar, você deseja ter uma identidade de marca forte. Isso significa conhecer sua missão, valores, personalidade, posicionamento de marca exclusivo e voz. Se não houver muita clareza sobre isso, você pode deixar que os consumidores façam suas próprias suposições, que podem não ser precisas ou favoráveis.
A identidade da sua marca terá um impacto sobre os ativos da sua marca, ou seja, o seu logotipo e as cores da marca, que contam uma história sobre sua marca.
Em seguida, você tem sua mensagem, que destaca o valor que você oferece, comunica os benefícios de sua marca e deve diferenciá-lo de seus concorrentes.
Além disso, você tem a voz da sua marca, que é a forma como você se comunica com o seu público e a impressão que deixa. Este é um dos fatores mais concretos que impactam a associação de sua marca.
Se a voz da sua marca for amigável, calorosa e jovem, isso se traduzirá nos conceitos, sentimentos e características que o seu público vincula à sua empresa.
2. Revise todos os pontos de contato do cliente.
Pense em como você interage com seu público-alvo.
Online, isso inclui mídia social, seu site, e-mail, bate-papo e até mesmo em sites de análise de negócios.
A maneira como você nutre sua comunidade pode ter um grande papel na forma como eles o vêem. O mesmo se aplica à forma como você lida com clientes insatisfeitos que expressam suas preocupações nas redes sociais ou aqueles que fazem perguntas.
Off-line, isso se parece com conversas telefônicas, reuniões pessoais e interações na loja.
Para garantir que sua marca esteja dando o melhor de si, certifique-se de ter um treinamento adequado sobre as interações com o cliente.
Quanto melhor o atendimento ao cliente e o gerenciamento de relacionamento, melhor reputação você deixará – isso se traduz em associações positivas com a marca.
3. Considere suas parcerias.
As marcas e influenciadores com os quais você faz parceria também são reflexos de sua marca.
Hoje em dia, os consumidores esperam que as marcas tenham mais voz sobre as questões sociais e políticas. Isso também significa ser vocal quando a equipe ou parceiros externos exibem comportamentos considerados socialmente inaceitáveis.
É por isso que muitas vezes vemos marcas cortarem laços com celebridades e figuras conhecidas com as quais mantinham campanhas de marketing em andamento.
Como tal, seja seletivo sobre com quem você colabora.
4. Identifique ameaças à sua marca.
Depois de fortalecer a estratégia de sua marca, ainda há muito trabalho a ser feito.
Você tem que ser proativo na identificação e neutralização de ameaças à sua marca. Isso pode acontecer em pequena e grande escala.
Em pequena escala, isso pode parecer uma resposta a uma avaliação negativa no Yelp . Em grande escala, isso pode ser uma resposta a denúncias de discriminação dentro de sua empresa.
O monitoramento e a escuta social serão fundamentais para manter seus olhos na bola e garantir que você tenha um plano em vigor quando surgir uma ameaça à sua marca.
5. Tenha um plano de gerenciamento de crises.
Você identificou uma ameaça à sua marca. O que agora?
Se for uma grande ameaça, você provavelmente precisará consultar seu plano de gerenciamento de crises.
Quando acontece uma crise, cada minuto conta. Você deseja controlar a narrativa para garantir que sua marca não seja gravemente danificada e não enfrente reações adversas de longo prazo.
Com isso em mente, elabore um plano desde o início com etapas viáveis para resolver os problemas, resolvê-los rapidamente e reparar relacionamentos.
Construir uma associação de marca positiva é um processo sem fim à medida que sua empresa cresce e evolui. A boa notícia é que o maior fator que influencia a associação da sua marca é você.