Análise: Como regras legais obscuras permitem que Musk da Tesla mantenha os mercados em movimento

0

Com seu culto de seguidores, o chefe da Tesla (TSLA.O) Elon Musk acumulou um poder considerável para mover os mercados com suas reflexões, mas as regras obscuras tornam difícil para os reguladores controlá-lo.


O CEO celebridade, que possui mais de 54 milhões de seguidores no Twitter e tem um eleitorado dedicado no Reddit, dominou o mercado de criptomoedas e fez disparar algumas ações este ano com uma série de tweets e anúncios de negócios.

Esse poder estava em evidência esta semana. Um tweet de Musk na quarta-feira que a Tesla não aceitaria mais pagamentos em bitcoin fez a criptomoeda despencar 17% , turvando os futuros do bitcoin e arrastando para baixo o mercado mais amplo de criptomoedas.

Dogecoin teve uma jornada ainda mais selvagem esta semana, primeiro em uma espiral descendente depois que Musk o chamou de “uma confusão” durante o programa de TV americano “Saturday Night Live”. Horas depois, ele deu um salto quando Musk anunciou que sua empresa de foguetes comerciais SpaceX o aceitaria como pagamento. A nova criptomoeda recebeu um novo solavanco na quinta-feira, quando Musk disse que estava envolvido em um trabalho para melhorar a eficiência de suas transações.

Embora os defensores do consumidor afirmassem que Musk estava prejudicando os investidores e zombando dos mercados públicos, não estava claro se ele estava quebrando as regras simplesmente por exercer sua influência.

“O problema aqui é que um CEO frouxo continua a falar abertamente sobre qualquer número de eventos potenciais que movimentam o mercado”, disse Dennis Kelleher, CEO do think tank Better Markets. “É claramente irresponsável, mas pode não ser ilegal.”

Um porta-voz da Tesla não respondeu a um pedido de comentário.

Os tweets de Musk sobre dogecoin nos últimos meses desencadearam uma alta na moeda digital, que começou como uma paródia de mídia social. Quase sem valor no final de 2020, dogecoin cresceu para se tornar a quarta maior criptomoeda por capitalização de mercado, de acordo com CoinMarketCap.com.

Outros tweets deste ano sobre o varejista GameStop (GME.N) e o mercado online Etsy (ETSY.O) também pareceram impulsionar suas ações, enquanto os investidores erroneamente abocanharam ações da fabricante de dispositivos Signal Advance (SIGL.PK) acreditando que era o ticker para o aplicativo de bate-papo Signal, que Musk havia endossado.

No entanto, advogados disseram que Musk precisaria alterar o preço de um ativo com o objetivo de enriquecer a si mesmo ou às pessoas próximas a ele, ou operar com informações privilegiadas, para infringir a lei. A Reuters não conseguiu apurar os ativos de Musk.

Para alguns, o multimilionário não é diferente de grandes investidores como Warren Buffett ou Ray Dalio, que influenciavam os mercados muito antes de Musk. E o uso de Musk das mídias sociais para alcançar as pessoas diretamente pode ter turvado as águas legais a seu favor.

“No passado, o acesso a esses líderes era filtrado por meio de funcionários e comunicados à imprensa. Agora, o público em geral deve avaliar essas informações diretamente”, disse Timothy Shields, sócio do escritório de advocacia Kelley Kronenberg com foco em tecnologia.

“Onde o discurso de Musk se reflete pessoalmente contra Tesla é muito difícil para os reguladores separarem e, portanto, regularem.”

A Commodity Futures Trading Commission, que regula os derivativos de bitcoin, não respondeu aos pedidos de comentários. Um porta-voz da Securities and Exchange Commission (SEC) disse que, naturalmente, a SEC e as bolsas dos Estados Unidos “monitoram atividades suspeitas nos mercados regulamentados”.

SEC SETTLEMENT

Musk já cruzou a linha antes. Em agosto de 2018, ele enviou as ações da Tesla às alturas com um tweet que ele tinha “financiamento garantido” para tornar a Tesla privada, quando ele não estava nem perto.

A SEC subseqüentemente multou Musk em US $ 20 milhões por fraude de títulos e a Tesla em US $ 20 milhões por divulgações e controles inadequados da conta de Musk no Twitter. A SEC também ordenou que Tesla analisasse todas as comunicações públicas materiais feitas por Musk a respeito de Tesla.

Mas apenas alguns meses depois, a SEC disse que Musk violou esse acordo com um tweet sobre as perspectivas de produção da Tesla que não havia sido analisado. Os advogados de Musk contestaram a alegação, dizendo que o Tweet era uma notícia velha e não relevante.

A SEC subseqüentemente apertou o acordo de Tesla detalhando uma série de questões que Musk foi impedido de discutir sem aprovação.

Os advogados disseram que o tweet de Musk na quarta-feira sobre a reviravolta do bitcoin da Tesla foi cuidadosamente elaborado e, como tal, não parecia violar o acordo.

Philip Moustakis, do escritório de advocacia Seward & Kissel, disse que Musk e Tesla poderiam, em teoria, entrar em maus lençóis se a declaração fosse falsa ou enganosa, por exemplo, se a Tesla tivesse vendido bitcoin antes do anúncio. Mas, ele acrescentou, “Eu ficaria surpreso”.

Notícia anteriorSamsung Book com chips Intel da 11ª geração é lançado no Brasil; confira os preços
Próxima notíciaNovo golpe no WhatsApp consegue burlar senha de segurança; saiba se proteger