O Mi Mix Alpha era apenas um conceito, mas a Xiaomi notou seu impacto e estuda levar sua ideia para o mercado.
Em um novo vídeo demonstrativo, a companhia apresentou um celular conceito que conta com bordas “invisíveis” e tela que se estende até as laterais do aparelho – sem qualquer botão ou entrada USB-C.
O dispositivo não possui exatamente uma tela infinita, mas um truque em que os cantos da tela são deixados em branco, com pequenos recortes nas laterais. Segundo a marca, a nova tela é resultado de “incontáveis avanços na tecnologia de dobra e laminação de vidro”, sendo necessários os registros de 46 patentes inovadoras para isto.
A montagem da demonstração é semelhante aos vídeos promocionais da companhia e destaca o belíssimo visual do aparelho — que parece ter saído direto de filmes futuristas de ficção científica. Na frente, o aparelho não apresenta nenhum recorte para lentes, o que indicaria a existência de câmeras frontais sob o display.
Rapidamente, o vídeo exibe as ações dos botões de volume laterais substituídos por gestos de toque nas bordas do aparelho. De toda forma, o ajuste não seria tão preciso quanto aplicado em componentes físicos, mas apenas com o aparelho físico poderia revelar a aplicabilidade do conceito e como ele se comporta em cenários comuns.
Em uma publicação no seu blog oficial, a Xiaomi comentou sobre o aparelho e a sua busca pelo formato de smartphone composto “apenas por tela”. “O maior desafio na produção da primeira tela com curvas nos quatro lados não é a flexibilidade da tela, mas fabricar um painel de vidro com 88° de curvatura e sua montagem.”, descreve a fabricante.