A Apple atualmente procura um parceiro para lançar seu primeiro modelo de carro.
E de acordo com rumores veiculados pela mídia internacional, a marca mais próxima de estar junto da gigante de tecnologia é a Hyundai. No entanto, por um certo receio a fabricante poderia passar o projeto para sua montadora-irmã, a Kia.
Segundo a agência Reuters, executivos da Hyundai temem que a marca fique em segundo plano na parceria, sendo tida pelo público apenas como uma fabricante de peças para a Apple. Assim, isso poderia complicar as ambições da montadora, que visa entrar no mercado de luxo por sua marca Genesis.
“Estamos agonizando sobre como fazer isso, se é bom ou não”, disse um executivo anônimo da Hyundai à Reuters. “Não somos uma empresa que fabrica carros para terceiros. Não é como se trabalhar com a Apple sempre produzisse ótimos resultados”.
“A Apple é o chefe. Eles fazem seu marketing, eles fazem seus produtos, eles fazem sua marca. Hyundai também é o chefe. Isso realmente não funciona”.
De acordo com outra fonte, a Apple poderia ter componentes fabricados para seu carro por diversas empresas, não apenas Hyundai/Kia – que teriam sua maior responsabilidade na montagem final do modelo. Assim, o medo é que a Hyundai se torne o correspondente à Foxconn (fornecedora de peças para produtos Apple) do meio automotivo.
“Uma cooperação pode inicialmente ajudar a elevar a imagem da marca Hyundai ou Kia. Mas, a médio ou longo prazo, forneceremos apenas conchas para os carros, e a Apple cuidaria dos cérebros”, disse outro executivo.
De acordo com a reportagem, o carro da Apple poderia ter como local de produção uma fábrica da Kia no estado da Geórgia. Entretanto, nenhuma informação oficial foi divulgada nem pela Apple e nem pela Hyundai.