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A Netflix Inc. disse na terça-feira que sua lista global de assinantes ultrapassou 200 milhões no final de 2020 e projetou que não precisará mais pedir bilhões de dólares para financiar sua ampla lista de programas de TV e filmes.
As ações da Netflix subiram quase 13% nas negociações estendidas, já que o marco financeiro validou a estratégia da empresa de se endividar para enfrentar grandes estúdios de Hollywood com uma enxurrada de sua própria programação em vários idiomas.
O maior serviço de streaming do mundo arrecadou US $ 15 bilhões com dívidas em menos de uma década. Na terça-feira, a empresa disse que esperava que o fluxo de caixa livre atingisse o equilíbrio em 2021, acrescentando em uma carta aos acionistas: “Acreditamos que não precisamos mais levantar financiamento externo para nossas operações do dia-a-dia”.
A Netflix disse que vai explorar o retorno de caixa em excesso aos acionistas por meio de recompra de ações. Ela planeja manter uma dívida bruta de US $ 10 bilhões a US $ 15 bilhões.
“Isso contrasta fortemente com a Disney e muitos outros novos participantes no mercado de streaming que esperam perder dinheiro com streaming nos próximos anos”, disse o analista da eMarketer Eric Haggstrom.
De outubro a dezembro, a Netflix conseguiu 8,5 milhões de novos clientes pagantes de streaming ao estrear as séries amplamente elogiadas “The Queen’s Gambit” e “Bridgerton”, uma nova temporada de “The Crown” e do filme de George Clooney “The Midnight Sky”.
As adições superaram as estimativas de Wall Street de 6,1 milhões, de acordo com dados da Refinitiv, apesar do aumento da concorrência e do aumento de preços nos EUA. O lucro por ação do quarto trimestre de $ 1,19 não atingiu as expectativas dos analistas de $ 1,39.
Com os novos clientes, a adesão mundial da Netflix atingiu 203,7 milhões. A empresa que foi pioneira no streaming em 2007 adicionou mais assinantes em 2020 do que em qualquer outro ano, impulsionada por telespectadores que ficaram em casa para lutar contra a pandemia do coronavírus.
COMPETIÇÃO AQUECE
Agora, a Netflix está trabalhando para agregar clientes ao redor do mundo, à medida que as grandes empresas de mídia aumentam a concorrência. Em dezembro, a Walt Disney Co revelou uma grande lista de novas programações para Disney +, enquanto a Warner Bros da AT&T Inc. descartou o tradicional manual de Hollywood ao anunciar que enviaria todos os filmes de 2021 direto para a HBO Max junto com os cinemas.
A Disney disse em dezembro que já havia assinado 86,8 milhões de assinantes do Disney + em pouco mais de um ano.
“É superimpressionante o que a Disney fez”, disse o co-presidente-executivo da Netflix, Reed Hastings, em entrevista a um analista pós-lucro. O sucesso da Disney, acrescentou ele, “nos deixa entusiasmados com o aumento de nossa associação, aumentando nosso orçamento de conteúdo”.
A Netflix disse que a maior parte de seu crescimento no ano passado – 83% dos novos clientes – veio de fora dos Estados Unidos e Canadá. Quarenta e um por cento aderiram da Europa, Oriente Médio e África.
Para janeiro a março, a Netflix projetou que iria contratar mais 6 milhões de assinantes globais, atrás das expectativas dos analistas de cerca de 8 milhões.
A receita do quarto trimestre aumentou para US $ 6,64 bilhões em comparação com US $ 5,47 bilhões do ano anterior, superando as estimativas anteriores de US $ 6,63 bilhões.
O lucro líquido caiu para $ 542,2 milhões, ou $ 1,19 por ação, de $ 587 milhões, ou $ 1,30 por ação, um ano antes.
As ações da Netflix saltaram 12,5%, para US $ 564,32, em negociações estendidas na terça-feira.