A concorrência no mercado de navegadores tem crescido cada vez mais.
Por isso, de olho no avanço dos concorrentes, o Google está testando uma série de melhorias para reduzir o consumo de RAM do Chrome.
Além disso, a gigante das buscas também prometeu recentemente uma série de novidades voltadas a privacidade do usuário. Contudo, a solução desenvolvida pelo Google ainda não é perfeita e em muitos casos causa travamentos:
O Chome agora conta com cache particionado para que sites maliciosos não coletem dados do usuário em outros endereços. Isso acontecia muito quando o cache era unificado. No entanto, a solução particionada deixou o navegador mais lento e o Google quer resolver isso.
Percebendo que a lentidão pode atrapalhar a experiência do usuário final da versão estável, o Google deve resolver o problema aumentando ainda mais o tamanho dos cachesindividuais.
Agora que o cache será particionado, faz sentido ver se o aumento do tamanho do cache ajuda a compensar algum impacto no desempenho, reduzindo a taxa de travamentos.
Por enquanto, os testes ainda estão acontecendo na versão Dev do Chrome, mas em breve também devem chegar aos usuários da build Canary.