Rede social diz que restrições sobre informações coletadas em iPhones prejudica pequenos negócios, pois recurso limita alcance de publicidade segmentada.
O Facebook criticou a Apple em um anúncio publicado em 3 grandes jornais dos Estados Unidos, alegando que as novas políticas de privacidade da fabricante do iPhone prejudicam os pequenos negócios ao limitar a capacidade de segmentação de publicidade exibida na rede social.
A propaganda de página inteira apareceu no “New York Times”, no “Washington Post” e no “Wall Street Journal” nesta quarta-feira (16).
Na peça publicitária, o Facebook diz que está “enfrentando a Apple pelos pequenos negócios em todos os lugares”.
A crítica está relacionada com a última atualização do iOS 14, que exige que os aplicativos para iPhone e iPad peçam de forma mais clara às pessoas permissões para a coleta de dados e para o rastreio cruzado entre serviços e sites.
Isso limitaria as capacidades do Facebook de cruzar informações para oferecer anúncios segmentados para seus usuários. A venda de publicidade é a principal fonte de receita da companhia, e os pequenos negócios são a maioria de seus anunciantes.
A novidade da Apple também traz uma “tabela nutricional”, que revela quais dados naquele aplicativo estão ligados a uma pessoa e quais deles são usados para rastreios.
O WhatsApp, que pertence ao Facebook, também fez críticas relacionadas com as novidades de privacidade no sistema dos iPhones na semana passada.
O aplicativo de troca de mensagens alegou que as demandas da Apple são injustas, já que as informações sobre coleta de dados não é exibida para os programas pré-instalados nos produtos da Apple, como o iMessage.
Veja o que diz o anúncio do Facebook:
“Nós estamos enfrentando a Apple pelos pequenos negócios em todo o lugar.
No Facebook, os pequenos negócios são parte central de nossos negócios. Mais de 10 milhões de empresas usam nossas ferramentas de publicidade a cada mês para encontrar nos consumidores, contratar funcionários e se engajar com suas comunidades.
Muitos na comunidade de pequenos negócios compartilharam preocupações sobre a atualização forçada de software da Apple, que irá limitar a possibilidade de empresas rodarem anúncios personalizados e alcançar consumidores de forma efetiva.
44% dos pequenos e médios negócios começaram ou aumentaram o uso de anúncios personalizados nas redes sociais durante a pandemia, de acordo com um novo estudo da Deloitte. Sem anúncios personalizados, os dados do Facebook mostram que o pequeno negócio, em média, vê um corte de mais de 60% em suas vendas para cada dólar gasto.
Enquanto limitar como os anúncios personalizados podem ser usados impacta grandes empresas como nós, essas mudanças serão devastadoras para pequenos negócios, adicionando muitos desafios aos que eles já enfrentam nesse momento.
Pequenos negócios merecem ser ouvidos. Nós ouvimos suas preocupações, e estamos com vocês.”