Novo recurso gera uma página com informações úteis do passageiro para que motorista possa reconhecê-lo
A 99 lançou nesta quinta-feira (23) o recurso “cartão de identificação” para passageiros do aplicativo. A ferramenta gera automaticamente, a cada corrida, uma página com informações do usuário para que o motorista possa reconhecê-lo. O cartão exibe os dados fornecidos pelo app ao condutor, como nome e destino da viagem. O passageiro pode, então, mostrar ao motorista a tela do smartphone com as informações, sem que eles precisem falar entre si para começar a corrida.
A ideia é diminuir o risco de transmissão da Covid-19 com o novo recurso, já que evita a necessidade de que usuários interajam entre si. A função está disponível no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) para passageiros da 99 ao iniciar uma corrida.
O cartão de identificação fica disponível automaticamente no aplicativo da 99 para o passageiro ao pedir uma viagem. Para acessar a função, basta tocar sobre o balão azul à direita da tela do celular, que indica a mensagem “sugestão de identificação durante a pandemia”.
A página seguinte exibirá as informações do passageiro que são fornecidas ao motorista para identificá-lo e iniciar a corrida. Então, o usuário deve se aproximar do local onde o condutor estacionou para buscá-lo e exibir a tela do smartphone para passar os dados.
A proposta da ferramenta é diminuir ao máximo a interação entre passageiro e motorista, para evitar o contágio do novo coronavírus. Contudo, o uso do recurso não é obrigatório no aplicativo.
O cartão de identificação é uma das tecnologias que podem ajudar a frear a pandemia de Covid-19. Por exemplo, o serviço de entrega de supermercados e farmácias online faz com que as pessoas não sejam mais obrigadas a saírem de casa para fazerem as compras do mês. Já os aplicativos de delivery ganharam a opção “entrega sem contato”, para que o usuário realize o pagamento online e não precise interagir com o entregador na hora de pegar o pedido.
Usar cartão de crédito com NFC também é uma alternativa, já que possibilita pagamento por aproximação, de forma que não é necessário digitar a senha para fazer compras. Enquanto isso, os bancos recomendam utilizar o Internet Banking para evitar aglomeração nas agências, reservando o atendimento presencial apenas para casos imprescindíveis.