7 atrações da CES 2020 que dizem muito sobre o futuro

0

CES 2020 contou com a apresentação de inovações tecnológicas que tornam os mundos futuristas da ficção cada vez menos inacreditáveis.



A Samsung apresentou Ballie durante a CES 2020, um robô criado para ajudar seres humanos em tarefas domésticas cujas capacidades incluem controlar a iluminação da casa, ativar outros robôs/dispositivos inteligentes e simplesmente ser um companheiro que usa sons parecidos com os do BB-8 para “se comunicar” — não chega a ser comunicação, de fato, apenas uma notificação do entendimento da ordem recebida por ele.

Carro voador (Uber/Hyundai)

Uber e Hyundai revelaram na CES 2020 o conceito para um carro elétrico voador cujo primeiro protótipo deve ficar pronto em 2023. De acordo com as empresas, será necessário um ser humano para controlar o carro enquanto a tecnologia de torná-lo autônomo não for confiável o suficiente. Segundo William Crossley, professor da Purdue University (via CNN), “se tudo der certo, o projeto será plausível nos próximos dez anos” — disse, fazendo referência a quando isso poderia se tornar comum.

Painéis de água (Zero Mass Water)

A empresa Zero Mass Water apresentou durante a CES 2020 um painel que tem o mesmo formato dos painéis solares, mas gera água em vez de energia solar. Esta não é a primeira versão do dispositivo da empresa — outros já estão disponíveis no mercado e são usados em escolas, empresas e até mesmo casas das regiões nas quais estão disponíveis. O painel apresentado no evento, que será lançado comercialmente, absorve o oxigênio e por meio de um processo químico o transforma em água potável.

Neon (Star Labs/Samsung)

Os humanos artificiais da Neon, empresa que possui parceria com a Samsung, chamaram atenção na CES 2020. Todas as pessoas que você vê na imagem acima foram criadas digitalmente — não se tratam de modelos, mas simplesmente pessoas digitais. A ideia é que, no futuro, esses modelos hiper-realistas consigam interagir com pessoas reais e demonstrem emoções, além de reagir naturalmente ao que ouvem.

The Sero (Samsung)

As televisões da linha The Sero apresentadas pela Samsung funcionam tanto na horizontal quanto na vertical. Tratam-se de modelos pensados para que o usuário consiga consumir conteúdo produzido na vertical e normalmente estão disponíveis apenas nos celulares. Para conectar a TV ao celular e fazê-la seguir fisicamente a posição em que o conteúdo estaria sendo consumido no mobile, basta encostar um dispositivo no outro.

Quebra-sol inteligente (Bosch)

A empresa Bosch revelou na CES 2020 uma nova versão do quebra-sol usado há décadas em carros (aquele objeto que fica acima do para-brisa no lado de dentro do veículo). Nesta reimaginação do quebra-sol, a empresa utiliza uma inteligência artificial e uma câmera que localizam o rosto do motorista e projetam uma sombra direcionada que evita complicações na visão de quem dirige, sejam elas causadas pelo sol ou pelo quebra-sol tradicional.

Gato garçom mecânico (BellaBot)

Por fim, podemos estar diante da próxima tecnologia que eliminará uma classe do trabalho realizado hoje por seres humanos. Esta máquina com rosto de gato que você vê acima entrega a comida às mesas de um restaurante e aguenta até dez quilos. Se você estiver satisfeito com o robô, pode acariciar a “cabeça” dele e ser retribuído com um miadinho. No entanto, não demore tempo demais — ele fica bravo se você passar tempo demais fazendo carinho nele e prejudicando o trabalho.

Notícia anteriorComo os EUA mataram Qasem Soleimani usando um drone MQ-9 Reaper
Próxima notíciaVai uma faxina? Veja como se livrar de perfis que você interage pouco no Instagram