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Você pode ter seu próprio site de e-commerce, onde vende produtos de qualidade e até mesmo executa campanhas pagas, pensando que está fazendo tudo o que pode para ser um sucesso. Mas isso é suficiente?
A parte mais difícil do trabalho é levar os visitantes ao site e convertê-los em clientes.
Mesmo com uma ótima linha de produtos e sua credibilidade para operar no mercado, há certas maneiras de garantir que a pessoa que clica no seu website, permaneça e faça uma compra. Certas táticas podem garantir que isso aconteça.
Raul Galera, o gerente de parceiro da Referral Candy e Kata Gatzso, o Especialista em CRO da Optimonk recentemente conduziu um webinar, discutindo seis táticas acionáveis que podem ajudá-lo a aumentar as vendas em seus sites de comércio eletrônico. Baseamos esta peça em sua discussão e expandimos ainda mais suas ideias a partir do webinar.
Quais são as 6 táticas para aumentar suas vendas de comércio eletrônico?
- Taxa de conversão
- Gerando o tráfego do site
- E-mail opt-in
- Reduzir o abandono do carrinho
- Clientes de segmentação geográfica
- Use a recomendação do produto
Taxa de conversão
“A maioria das compras é baseada em emoções e sentimentos; Nós sempre queremos ver como o produto se parece antes de recebê-lo em nossa casa. Essa é a principal barreira do comércio eletrônico, não podemos tocar no produto físico até recebê-lo. ”- Raul Galera, gerente de parceiro da ReferralCandy.
Uma imagem de alta qualidade; onde um cliente em potencial pode ver o produto em detalhes, pode avaliar uma idéia decente sobre como o produto será, e é uma opção que é a segunda melhor para realmente inspecionar fisicamente o produto.
Confiança Emblemas
Um estudo realizado pela Blue Fountain Media revelou que a taxa de conversação em seu site melhorou em 42%, apenas porque eles adicionaram um selo de confiança VeriSign em sua página. Os selos de confiança como esse fornecem sites de comércio eletrônico com credibilidade muito necessária, uma vez que lidam com transações financeiras.
Ao adicionar emblemas de confiança como o McAfee Secure, o Hacker Safe e o VeriSign, etc., os websites podem ganhar a confiança de seus visitantes e convertê-los em clientes.
Conteúdo gerado por usuários
Embora as imagens profissionais possam ser esteticamente melhores em um site, o conteúdo gerado pelo usuário, como resenhas e fotos tiradas por clientes que não têm afiliação à loja, resulta em mais vendas, pois dão à loja muito mais credibilidade.
“O feedback do cliente é como o melhor dos dois mundos, conteúdo gerado pelo usuário e avaliação do cliente.” – Raul Galera
É um fato documentado que o cliente analisa especialmente as avaliações com fotos orgânicas que melhoram as taxas de conversão em 26%. Portanto, é essencial que o website inclua uma seção de comentários proeminente dedicada ao conteúdo gerado pelo usuário, oferecendo incentivos aos clientes para que deixem comentários com fotos para aumentar a credibilidade do seu site.
Sistema de bate-papo ao vivo
Um sistema de bate-papo ao vivo elimina a necessidade de os clientes preencherem formulários entediantes se quiserem que suas consultas sejam respondidas e, em seguida, tenham que esperar para receber uma resposta da loja. Com várias alternativas e opções disponíveis no mercado, os clientes têm períodos curtos de atenção, especialmente na internet. Se precisarem de informações específicas, elas devem ser fornecidas no local.
Um sistema de bate-papo ao vivo é uma opção de mensagem em um site de comércio eletrônico, onde os clientes podem conversar com um representante do atendimento ao cliente em tempo real. Este serviço fornece uma janela para o cliente obter suas consultas instantaneamente resolvidas. Embora a contratação de uma equipe de atendimento ao cliente para responder às mensagens possa custar-lhe um pouco inicialmente, é um bom investimento, já que a opção de bate-papo ao vivo melhora significativamente a retenção de clientes.
Gerando o tráfego do site
Uma empresa de comércio eletrônico depende principalmente de seu website. Portanto, é mais importante primeiro gerar tráfego no site do que qualquer outra coisa. As taxas de conversão e outras técnicas funcionarão somente se existir uma base de visitantes para o site. Existem algumas maneiras de gerar tráfego para o seu site de comércio eletrônico.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
SEO é o processo de afetar a visibilidade de um site ou página da Web em um mecanismo de pesquisa sem pagar por anúncios.
“ 30,5% de todo o tráfego de comércio eletrônico é originário de SEO.” – Raul Galera
Os motores de busca definem principalmente as regras para SEO, e você deve jogar por essas regras para se classificar melhor nas buscas na internet. Existem algumas maneiras de fazer isso. Por exemplo, o Google e o Facebook dão prioridade ao conteúdo de vídeo sobre textos e imagens. Portanto, ter mais conteúdo de vídeo no seu site de comércio eletrônico, como tutoriais de produtos e outros vídeos atraentes, pode trazer mais benefícios para você on-line.
Da mesma forma, o Google também aprecia o Long Form Content sobre informações curtas ou não descritivas. Diversos conteúdos sobre seus produtos podem ajudar você a se classificar melhor on-line. O conteúdo pode incluir descrições de produtos, resenhas, estudos de caso, etc.
Infraestrutura do site
Um rápido para abrir site com navegação fácil e um menu descomplicado faz uma diferença significativa para um visitante. Os mecanismos de pesquisa não apenas classificam melhor esses sites, mas esses fatores também ajudam a reter clientes em potencial e proporcionam uma experiência tranquila.
Portanto, é essencial ter um site que seja fácil de navegar, rápido de abrir e que também seja compatível com dispositivos móveis.
Marketing de Influenciadores
Influencer Marketing é outra excelente maneira de gerar tráfego para o seu site. O público em geral cresceu imune aos métodos convencionais de marketing.
A superexposição e o aumento da alfabetização midiática levaram a um declínio acentuado no impacto dos endossos de celebridades. As pessoas entendem que a celebridade está apenas promovendo um produto pelo dinheiro, que não o usaram pessoalmente ou que têm apego ao produto.
“Influencer Marketing é um meio caminho entre um anúncio e um amigo referência.” – Raul Galera
Influenciadores são pessoas que têm seguidores moderados e acumulam credibilidade em um determinado campo. Por exemplo, há muitos “gurus da beleza” nos modelos do YouTube e do Instagram com uma grande base de seguidores que são considerados influenciadores.
Os produtos que eles endossam em suas páginas se tornam imensamente populares, pois as pessoas tendem a confiar que estão realmente usando os produtos. Assim, quando uma referência vem deles, as pessoas levam muito mais a sério.
A opção de ativação por e-mail é uma opção para os clientes que podem selecionar se desejam receber e-mails de um website. Esses e-mails são uma ótima fonte de marketing e para manter uma base de clientes fiéis. Ao optar por receber esses e-mails, os clientes podem estar informados sobre o que está acontecendo na empresa, conhecer novos produtos, aprender sobre todos os novos negócios e descontos ou fazer compras diretas.
No entanto, é essencial manter as coisas simples. E-mails são a espinha dorsal da comunicação profissional, e é por isso que ninguém aprecia spam em sua caixa de entrada. A mensagem deve ser cativante, porém concisa e, se incluir um incentivo para o cliente visitar o site e comprar algo, melhor será.
Você pode coletar os endereços de e-mail dos visitantes na sua página de destino, por meio de uma mensagem pop-up, que deve aparecer depois que o cliente passar alguns segundos no seu website. Para tornar as coisas interessantes, você também pode perguntar aos seus clientes por meio de jogos e ofertas quando eles estão prestes a fechar a página.
“Apenas cerca de 2% dos visitantes acabam fazendo vendas em sites de comércio eletrônico, o que significa que 98% das pessoas no site deixam de fazê-lo.” – Kata Gazso, CRO Specialist, Optimonk.
Embora isso nos diga que nem todas as pessoas que visitam websites de comércio eletrônico realmente acabam fazendo uma compra, o pior é quando as pessoas abandonam itens no carrinho e saem por um motivo ou outro.
É importante lembrar a essas pessoas que elas têm itens pendentes no carrinho incentivando-os a fazer o checkout. Você pode lembrá-los por meio de pop-ups ou notificações que incluam ofertas com limite de tempo que incentivariam a conclusão da compra. Por exemplo, você pode oferecer um desconto se concluir a compra dentro de um período especificado.
Você pode incentivar seus clientes, simplificando o processo de checkout. Quanto mais difícil, confuso ou demorado for o processo de checkout, mais as pessoas abandonarão seus carrinhos. Você pode simplificar o processo solicitando apenas informações básicas de contato e faturamento. Você sempre pode contatá-los mais tarde, se necessário. Você pode manter o abandono do carrinho ao mínimo adotando essa prática.
Você está em uma posição única, pois tem uma mina de ouro de dados do cliente à sua disposição. Como você conhece os endereços IP, a localização e a hora da visita de seus visitantes, você pode personalizar a experiência de seus visitantes de acordo com a região deles para oferecer o melhor serviço possível.
Por exemplo, se um cliente do Canadá visitar seu site e você oferecer frete grátis em toda a América do Norte, anuncie esse fato para ele para que ele seja incentivado a comprar.
“Uma má política de transporte ou confusão pode dissipar um cliente.” – Kata Gazso
Você deve utilizar a segmentação por IP Geo e conhecer as origens de seus visitantes para que possa melhor antecipar as necessidades de seus clientes e melhorar suas taxas de retenção.
Use a recomendação do produto
Por fim, é essencial informar seus clientes sobre os melhores ou mais populares produtos em seu site para interessá-los em fazer uma compra. Um cliente não pode saber sobre todas as coisas legais que o seu site tem para oferecer, mas com a sua visão única sobre os hábitos de compra dos clientes, você pode torná-los conscientes.
Por exemplo, se um cliente visitar uma página de produto com uma alta taxa de conversão, você poderá recomendar uma página semelhante com uma alta taxa de conversão na qual possa ter interesse. Ou, caso esteja procurando um determinado produto como sapatos, você pode recomendar um produto complementar, como meias ou sapato limpador junto com ele. Você já está ciente das escolhas de seus clientes, aproveite o conhecimento!
Conhecendo o público
Embora todas essas dicas ajudem a aumentar suas vendas de comércio eletrônico, o fator mais importante a ser lembrado é entender seus visitantes. Kata Gatzso divide esses visitantes nas categorias de ‘Hot Prospects’ e ‘Cold Prospects’.
Embora os clientes em potencial sejam os visitantes mais propensos a comprar um produto e possam exigir pouca orientação ou interferência em sua experiência no local, os clientes em potencial são novos visitantes que precisam ser instruídos no site e em seus produtos antes de fazer sua compra final.
Perspectivas quentes e frias são identificáveis através de suas fontes de tráfego. Enquanto o primeiro terá endereços IP de retorno e procuraria por itens específicos, o último chegaria ao site navegando através de conteúdo genérico e com novos endereços IP. Uma vez identificado, é importante abordá-los adequadamente, para que você possa aumentar suas vendas com eficiência, sem desperdiçar recursos e esforços.