20 Dicas do Instagram para pequenas empresas

1. Seja claro sobre o seu objetivo

Eu acho que esta é a primeira e mais importante dica. Você precisa definir o papel do Instagram no seu negócio.

O Instagram pode desempenhar papéis diferentes para atingir objetivos diferentes. Qual é o seu objetivo: diversão? Conscientização de marca? engajamento? Cliques para o seu site? Construindo uma comunidade incrível? Fazer vendas?

Com base no seu objetivo, você pode debater diferentes ideias de postagens.

2. Olhe profissional (como fazer um tema)

Eu sempre digo: “Leve sua página do Instagram a sério para que seus clientes levem você a sério.” Para algumas pessoas, seu feed do Instagram pode ser a primeira coisa que eles veem.

Então, como é que se parece em geral? Um tema coeso do Instagram ajuda você a se destacar e dar uma boa primeira impressão.

Aqui estão alguns exemplos de negócios incríveis para gerenciar seu Instagram:

3.Saiba quem são seus clientes

Projete um feed com o qual seus clientes possam se relacionar. Ajuda muito saber quem são seus clientes. Ele ajuda você a criar seu feed e escolher as hashtags certas.

Exemplo: se você tem um estúdio de ioga, você pode criar um feed relaxante, tranquilo e agradável, porque é isso que seus clientes estão procurando.

4. Use o poder das palavras-chave do Instagram

Você sabia que seu nome de usuário e nome do Instagram na sua biografia são pesquisáveis no Instagram?

  • Seu nome de usuário é o que as pessoas digitam para marcar você em fotos ou nos comentários (@nome de usuário).
  • Seu nome no Instagram é o que está em negrito na sua biografia do Instagram.

Isso significa que se alguém estiver digitando “Fotógrafo São Paulo”, as contas que utilizam essas palavras-chave em seu nome de usuário ou nome na sua biografia, vão aparecer nos resultados da pesquisa.

5. Use hashtags que seus clientes usam

Você deveria usar:

  • Hashtags que seu cliente digitaria para encontrar uma conta / produto como o seu
  • Hashtags seus clientes usam em seus próprios posts

O Instagram é uma plataforma para fazer “conexões”. O algoritmo liga pessoas que têm os mesmos interesses. Quando você usa as hashtags certas e interage com as pessoas certas, o Instagram recomendará suas postagens para outras pessoas.

6. Siga pessoas como seu cliente ideal

O algoritmo do Instagram analisa você. Adora unir as pessoas. Isso unirá as pessoas se você gostar das mesmas coisas.

É uma boa prática seguir e interagir com pessoas com as quais você deseja se associar. O algoritmo irá ajudá-lo a ganhar mais exposição com base no que você gosta e segue. Pense nisso como construir sua rede.

7. Interaja com seu cliente ideal

Como acabei de dizer, interagir com as contas certas ajudará você a crescer no Instagram. Se você está vendendo brinquedos para animais de estimação, mas interage com contas de comida ou fotos de comida o tempo todo… o algoritmo vai se perguntar o que você está fazendo. Portanto, interaja com contas de animais de estimação / cachorros / gatos, ou pessoas que amam cães e gatos. Você também pode interagir com pessoas que moram na sua região, se você tiver uma empresa local. Você pode encontrar pessoas que moram na sua região pesquisando hashtags de local.

Isso nos leva à próxima dica.

8. Pesquise uma hashtag relevante para o seu negócio e…

Defina alguns minutos por dia (ou alguns minutos durante a semana) para interagir com a hashtag.

Por exemplo, se você vende brinquedos para animais de estimação:

  • Pesquise hashtags como #cachorroétudodebom
  • Tire um tempinho para curtir e comentar as fotos das pessoas

9. Negócio local? Use a tag de localização e as hashtags

Se você tem uma empresa local, use tags de local da sua cidade ou endereço da sua empresa.
Você também pode usar hashtags de localização. Exemplo:

  • #salvador
  • #modasalvador (sua especialidade + localização em uma hashtag)

10. Use as ferramentas que o Instagram lhe dá

Isso mostrará ao Instagram que você é um usuário ativo. E eles gostam disso. Quanto mais ativo você for, mais eles irão apreciar você. Ferramentas impressionantes:

  • Tipo, comentar e seguir pessoas
  • Hashtags
  • Siga as hashtags
  • Posts no Instagram
  • Histórias de Insta
  • Destaques da história de Insta

11. Envie Directs

No Instagram, não há barreiras entre você e seus clientes. Quão incrível é isso? Você pode enviar mensagens diretas (DMs) para eles sempre que quiser. Gaste algum tempo para enviar mensagens para as pessoas se apresentarem e aos seus serviços.

12. brindes

Brindes são uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento de sua marca e se conectar com pessoas que amam o que você faz. Aqui estão algumas ideias para sua oferta:

  • “Para entrar no sorteio, marque 3 amigos e compartilhe este presente com…”
  • “Para entrar no sorteio, publique essa foto…”
  • “Diga-nos por que você está animado para este produto”
  • “Responda esta pergunta corretamente …” (perguntas triviais são divertidas)

13. Colabore com outros usuários do Instagram

Esta é uma das minhas dicas favoritas. Instagram é uma mídia social. Então, seja social e divirta-se. Encontre outros Instagrammers que se alinham com sua marca. Você pode colaborar com eles. Aqui estão algumas ideias:

  • Faça um sorteio conjunto
  • Tire fotos de seus produtos
  • Falar sobre você nas postagens deles
  • Mencione eles em seus stories de Insta
  • Faça uma live com eles

14. Crie sua rotina no Instagram

Não deixe o Instagram administrar sua vida. Você tem um negócio para ser executado.

Se você está se sentindo sobrecarregado, criar uma rotina no Instagram ajudará você a:

  • Passe algum tempo para agendar suas postagens no Instagram durante a semana. Confie em mim, isso vai te ajudar muito.

Defina um horário para estar no Instagram (exemplo: todas as manhãs das 9 às 9h30) para:

  • Interaja com as pessoas que você segue e não segue
  • Confira algumas hashtags e mensagens semelhantes
  • Responder a seus comentários
  • Responda aos seus directs
  • Poste

15. Não sabe o que postar? Faça um plano de conteúdo

Qual conteúdo você deseja compartilhar? Ideias:

  • Tutoriais
  • citações
  • Fotos do produto
  • Fotos de seus clientes
  • Por trás das cenas
  • Dicas e truques
  • Inspiração
  • Opinião dos consumidores

Eu recomendo que você escolha entre 1 ou 3 tópicos. Exemplo: fotos de produtos + citações + tutoriais.

Você saberá exatamente o que você quer falar e compartilhar. Este é o seu plano de conteúdo.

16. Economize tempo. Lote seu conteúdo

Depois de saber o que você vai postar, prepare um monte de conteúdo. Dessa forma, você não terá que criar algo para postar no dia em que tiver que postar (#menosestresse).

Por exemplo: um monte de citações, tutoriais e fotos.

17. Seja consistente. Programe suas postagens

O algoritmo do Instagram adora consistência. Isso significa que você é um usuário ativo e um bom amigo que gosta de manter sua audiência sempre atualizada.

O que acontece se você não conversar com os amigos por muito tempo? Eles meio que esquecem de você. O mesmo acontece com o Instagram. Tente não desaparecer do Instagram por semanas. Encontre uma programação que combina com você. Por exemplo: todos os dias ou uma vez a cada segundo dia ou a cada 3 dias. A chave é ser consistente.

Agendar suas postagens salvará sua presença digital no Instagram. Você pode usar o aplicativo UNUM para fazer isso. Você saberá exatamente como será seu feed antes de postar no Instagram (* o alívio é real *).

18. Teste de teste

Não se estresse. Seja flexível. Seu plano pode mudar em um mês e tudo bem.

  • Veja quais tipos de postagens as pessoas gostam
  • Veja o que você gosta de postar sobre
  • Então postar mais disso

19. Verifique suas estatísticas

As estatísticas do Instagram pode ajudá-lo a melhorar sua estratégia. Eu recomendo que você verifique essas informações de vez em quando. Eu recomendo que você acompanhe as estatísticas como:

  • Suas principais postagens (para saber quais postagens as pessoas adoram ver mais = postar mais)
  • Seu alcance e impressões (veja o seu poder de alcance)
  • Seu melhor momento para postar (postar quando as pessoas são mais ativas no Instagram)

20. Divirta-se

Nada vai funcionar se você não estiver se divertindo. Você não deve se sentir estressado com o seu Instagram. Divirta-se pensando em novas ideias, sobre o que você quer postar. Divirta-se conhecendo novas pessoas.

Espero que este post tenha sido útil. Espero que você não esteja se sentindo sobrecarregado. Sinta-se à vontade para me fazer qualquer pergunta nos comentários abaixo.

21. BÔNUS: Faça mais stories do que nunca

Se você ainda não está fazendo um bom número de stories diário, está perdendo uma grande chance de aumentar sua visibilidade e relevância no Instagram. As pessoas amam os stories e estão passando mais tempo assistindo as histórias das pessoas que elas seguem.

Use como se não houvesse amanhã, faça em média de 10 a 15 stories por dia, se possível mais, mas lembre-se, seus stories precisam ter um bom conteúdo, algo que agregue valor para seus telespectadores.

Por Arnaldo Alves. Especialista em Vendas no Instagram.

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